Livros que fazem as crianças crescerem #6 - O encantamento dos livros álbum | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #6 – O encantamento dos livros álbum

18 de junho de 2014
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

O universo de livros para crianças tem sido palco de uma das mais arrojadas e interessantes descobertas, experimentações e inovações desse objeto encantador: o livro álbum. Com ele podemos dividir o papel de leitor com as crianças através de experiências fantásticas.

Há um tipo específico de livro que temos chamado de “livro álbum”*, que traz as experiências literárias para mais perto das crianças. Autores e ilustradores têm se esmerado para produzir livros em que texto, imagem e o próprio portador do texto formam um amálgama e proporcionam aos seus leitores uma experiência literária única!

São livros lindos, engraçados, tristes, emocionantes, inspiradores… não importa os diversos sentimentos que possibilitam. Em todos, a experiência se dá de forma intensa e com respeito ao leitor que têm os livros álbum em mãos.

Esses livros – por trazerem uma composição muito peculiar entre as imagens que o compõem e as palavras escritas (além de explorar algumas vezes também o suporte em que estão) – permitem que adultos e crianças, ao compartilharem sua leitura, dividam em “pé de igualdade” a interpretação da história. Isso porque não só o texto escrito traz informações sobre a narrativa, mas também as imagens e a forma como se interrelacionam é que produzem a história. Assim, muitas vezes as crianças veem o que um adulto não tinha percebido ou estabelece relações entre o que ouviu das palavras escritas e as imagens que o olhar do adulto não foi capaz de captar.

Além disso, a leitura desses livros não se esgota. Incrivelmente vemos coisas novas e entendemos outras a cada leitura, como se esses livros tivessem diversas camadas que são descobertas pelo compromisso do leitor ativo e atento.

Trouxemos aqui algumas sugestões de livros que proporcionam esta experiência entusiasmante para quem lê, seja ele criança ou um adulto!

Este chapéu não é meu

Autor e ilustrador: Jon Klasen

Editora WMF Martins Fontes / Ano: 2013

livro11

Este livro  – singelo, com uma história simples e engraçada e poucas imagens – possibilita ao leitor explorar muito do que o faz especialmente bem produzido. Sua história é narrada em primeira pessoa – o peixinho da capa – que conta a história a partir de seu ponto de vista. Mas o autor coloca o leitor em uma posição privilegiada pois ele vê o que o peixinho não vê.

Assim, no descompasso entre o que se lê no texto escrito – ou seja, do que pensa o peixinho – e o que vemos nos detalhes das imagens se dão o humor e o suspense que envolvem a leitura.

Abril, o peixe vermelho

Autora e ilustradora: Marjolaine Leray

Editora: Companhia das Letrinhas / Ano: 2014

livro21

Típico livro sem idade. Agrada crianças e adultos. Alguns vão chegar a interpretar algumas informações subentendidas outros vão interagir com elas à medida em que conheçam mais coisas. Todavia isso não restringe em nada o fruir em suas páginas.

A autora nos remete a experiências pessoais, a conhecimentos culturais, ao estabelecimento de intertextualidades e muito mais, tudo isso com graça e humor.

A árvore vermelha

Autor e ilustrador: Shaun Tan

Editora: SM / Ano: 2009

livro31

Shaun Tan é um dos autores que se destacam no universo dos livros álbum. Suas histórias, além de profundas, trazem imagens que se complementam de maneira peculiar compondo uma narrativa que permite ao leitor diversas análises, leituras e reflexões.

Bem longe do que pode ser politicamente correto, seus livros trazem o universo de sentimentos mais profundos que todos sentimos, sejamos crianças, jovens, adultos ou velhos.

Nesse livro, acompanhamos a angústia de uma menina que lida com esse sentimento. Aprendemos com ela? Sentimos com ela?

Isso não importa. O que importa é a possibilidade que o livro nos dá de sabermos mais sobre o que é ser humano e mergulharmos nesse universo por meio de imagens, de palavras e do imprevisível.

Se quiser mais dicas de livros, em A Taba há mais outras 67 indicações de livros álbum feitas por Sandra Medrano, coordenadora do Toda Criança Pode Aprender.

* Esse termo ainda não é consenso entre os especialistas. Ao buscarmos esse tipo de livro podemos encontrar outras denominações como: “livro ilustrado”, “álbum ilustrado” ou simplesmente “álbum”. Aqui utilizamos o termo “livro álbum” por acreditarmos que representa conceitualmente como é composto: livro, em relação aos textos escritos e álbum, em relação às imagens que o compõem e a relação entre ambos.

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar