fbpx
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #53: André Neves – Escritor de palavras e imagens

Livros que fazem as crianças crescerem #53: André Neves – Escritor de palavras e imagens
Ilustração: André Neves/Entre Nuvens (Brinque-Book)
20 de fevereiro de 2019
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Nascido em Recife e vivendo em Porto Alegre, André Neves é escritor e ilustrador de livros infantis para todas as idades, além de ilustrar para outros autores. Ele traz um olhar sensível ao abordar temas como imaginação, alegria, perda, sentimentos, amizade e sonhos, criando histórias que ganham vida por meio de suas expressivas e marcantes ilustrações que, combinadas ao lirismo trazido pelas palavras cuidadosamente escolhidas, convidam o leitor para uma viagem com as personagens. Selecionamos duas obras dele que trazem isso como marca: a complementaridade entre imagens e textos, característica de livros-álbum.

Em Entre Nuvens, por meio de uma brincadeira com as palavras, o autor conta a história de uma menina que sonhava em ser um pássaro para poder ter uma nuvem só para ela. A pequena passa horas admirando o misterioso céu que a envolve, tentando desvendar o universo que tanto a intriga.

Entre Nuvens

(Texto e ilustrações de André Neves / Editora: Brinque-Book)

Apesar de a menina viver numa cidade onde ninguém tem tempo para sonhar, ao escalar sua casa na montanha ela encontra um menino, que lhe presenteia com um balão costurado com lençóis. Assim, a menina finalmente pode voar pelo céu e realizar seu sonho. Como agradecimento, ela faz chover colorido, alegrando toda a cidade e despertando um olhar questionador e sonhador nas pessoas que viviam lá.

Nesse livro, André trata delicadamente da capacidade da menina de imaginar, de perguntar e de sonhar, ao mesmo tempo que faz uma crítica à ausência dessa sensibilidade nas pessoas que viviam ali e que têm muitas outras preocupações mais importantes do que “estar com a cabeça nas nuvens”. Nesse sentido, a ilustração criada por ele, mostrada a seguir, é ainda mais impactante do que as palavras.

Páginas internas de Entre Nuvens (André Neves/Brinque-Book)

Entre Nuvens abre portas para diversas interpretações e conversas. O desfecho da história não apresenta um fim, permitindo que o leitor imagine o que pode ter acontecido com a menina que desaparece pelo céu e aos moradores da cidade que passam a sonhar a partir de então. Assim, essa incrível história mostra que é essencial sonhar e que tudo pode acontecer quando persistimos na busca por alcançar nossos objetivos.

Além da menina sonhadora, outra personagem que nos encanta é Lino, da obra que vem intitulada com seu nome. Nesse livro, as ilustrações também desempenham um papel tão importante quanto o texto. Lino é um porquinho que vive numa loja de brinquedos. Lá, ele tem uma velha amiga coelha chamada Lua, que tem em sua barriga uma luz que acende toda vez que dá gargalhadas. Certo dia, Lua desaparece da loja, deixando Lino muito triste.

Lino

(Texto e ilustrações de André Neves / Editora: Callis Editora)

Passado certo tempo, Lino é colocado em uma caixa de presente e vai para a casa de uma menina chamada Estrela, que é muito divertida e com quem Lino gosta muito de brincar. Mas ele ainda sente saudades de sua amiga Lua… porém, o que o porquinho não sabia é que naquela casa ele descobriria o paradeiro de sua amiga. Lino tem uma grande surpresa quando Estrela abre a janela de seu quarto e o convida para escutar o que Lua tem para contar a eles. Nesse momento, ele fica imensamente feliz por ver a barriga da Lua brilhando no meio da escuridão da noite.

Páginas internas de Lino (André Neves/Callis Editora)

A emocionante obra de André Neves fala sobre a amizade e a perda de uma forma muito terna, se valendo de uma linguagem delicada e um desfecho sensível e tocante. Mostra que o importante para Lino é saber que Lua estava feliz, mesmo estando longe dela e nos ensina muito sobre amizade.

Que tal conhecer mais de perto as obras desse talentoso autor e ilustrador? Aproveite esse momento junto com as crianças para ler mais e se encantar com o mundo da literatura infantil.

André Neves também escreveu e ilustrou outras obras, entre elas: Obax, Nuno e as Coisas Incríveis, Manu e Mila. Para conhecer essas e outras indicações, procure os títulos em uma biblioteca próxima ou, se preferir, é possível adquirir os livros nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar