Musicalização para bebês: como favorecer este processo? | Labedu
Casos e Referências

Musicalização para bebês: como favorecer este processo?

7 de agosto de 2017

A interação das crianças com a música pode acontecer desde muito cedo. Aqui, dois especialistas comentam como se dá esse processo e falam de sua importância.

É muito comum observarmos reações dos bebês quando escutam músicas, sejam tocadas por artistas (escutando cd’s ou celulares, por exemplo), sejam cantaroladas por outras pessoas, como mostramos recentemente aqui. Os bebês tendem a se mostrar atentos, buscam interagir com as canções e alguns balbuciam ou “mexem” o corpo segundo os ritmos.

Para dois especialistas, que coordenam o Projeto Música para Crianças, da Universidade de Brasília, o processo de musicalização e inserção no universo musical precisa começar bem cedo. Em entrevista concedida ao “Mambembeiro” (programa de rádio da EBC brasiliense), os professores Ricardo Dourado Freire e Célia Porto contaram que no projeto recebem bebês a partir dos 6 meses, acompanhados por um adulto de referência, usualmente os pais.

Ricardo afirma que as atividades para os pequenos se dão diretamente via interação com a escuta de músicas cantadas pelos professores, com o uso de instrumentos, de danças e brincadeiras. É importante que, neste espaço, a música seja a linguagem do momento e que tudo ocorra ao redor dela.

Os bebês, em especial, costumam se mostrar bem atentos e raramente choram durante as atividades. Escutam e buscam compreender o que está acontecendo em volta deles: engatinham, balbuciam, interagem de perto com os professores e com os instrumentos. Os especialistas destacam a importância da interação com os adultos de referência, que permanecem com os bebês nas aulas. Esses adultos se colocam como modelos para as crianças e são também instigados a cantar para elas em diferentes momentos da rotina, como na hora do banho, antes de dormir, ao brincar etc. É uma ótima oportunidade para estreitar os vínculos afetivos com o bebê!

Nesse processo de musicalização, os bebês descobrem que cantar é uma maneira de interagir com as pessoas.

O que achou destas informações? Como você vê a relação das crianças pequenas com a música? Compartilhe seu comentário ou sua experiência com a gente!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar