fbpx
Não categorizado

Curtas que arrebatam # 65: Especial A Cor da Cultura – Livros Animados

Curtas que arrebatam # 65: Especial A Cor da Cultura – Livros Animados
25 de novembro de 2019

Celebrando o programa que mistura contação de história, animações e dinâmicas ao vivo!

No mês da consciência negra, o Curtas que Arrebatam relembra alguns episódios do programa Livros Animados, do Canal Futura, todos sob a aba do projeto transversal “A Cor da Cultura”, que coloca a negritude no centro da programação.

A Cor da Cultura é um projeto de valorização da cultura afro-brasileira. Foi criado em 2004 a partir de uma parceria entre o Canal Futura, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a Petrobras, a TV Globo e a Seppir – Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto se manifesta por meio de uma série de recursos didáticos e pedagógicos voltados para dentro e fora da escola, como cadernos de formação de professor e programas de televisão.

Livros Animados é um programa infantil de incentivo à leitura, que combina contação de histórias, animações de livros e dinâmicas lúdicas ao vivo entre um grupo de crianças de 5 a 9 anos junto com a apresentadora Vanessa Pascale. A iniciativa valoriza a importância da representatividade para uma parcela tão grande da população brasileira, e a relevância do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, que é lei desde 2003.

Selecionamos um capítulo de cada temporada do celebrado programa, que teve edições de 2004 a 2013. Cada episódio traz dois livros, sempre com protagonistas negros.

Convidamos vocês e os pequenos a se deliciarem com essas histórias:

Livros Animados I, Episódio 01:
Contos africanos para crianças brasileiras + Como as histórias se espalharam pelo mundo

Livros Animados II, Episódio 02:
Menino de Argila + Obax

Livros Animados III,  Episódio 03:

O Mundo no Black Power de Tayó + Nikké e a história dos Cabelos

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar