Canções de ninar do mundo todo | Labedu
Casos e Referências

Canções de ninar do mundo todo

Foto de kevin liang por Unsplash
10 de janeiro de 2020

Conheça e se inspire com os acalantos que são entoados em várias partes do planeta, trazendo diferentes ritmos e culturas

Canções de ninar ou acalantos são marcados por ritmo lento, monotonia melódica, sensibilidade e ternura. Podem parecer um simples ato para acalmar e facilitar o sono resistente dos bebês, mas produz uma sensação de segurança, aconchego e bem-estar. Além disso, envolve também afeto, cuidado e contribui para a formação de vínculos, sendo também um meio de transmissão oral da cultura tradicional, tornando-se um instrumento importante para o desenvolvimento infantil.

Essas canções foram, muitas vezes e em diferentes povos, o primeiro gesto de solidariedade com o bebê recém-nascido, sendo transmitidas de geração em geração. O primeiro registro da presença dessa prática remonta aos povos antigos da Suméria, mas a maioria das nossas cantigas de berço vieram de Portugal e de outras regiões da Europa.

Pensando na sensibilidade dos bebês a esses estímulos musicais e na universalidade e potencialidade das canções de ninar para a infância, separamos uma coleção de animações baseadas em acalantos que são entoados no mundo inteiro.

Essas animações foram produzidas em um projeto desenvolvido na Rússia, que criou dezenas de desenhos animados, cada um representando uma canção de ninar em seu idioma nativo, enquanto o enredo do filme é baseado no conteúdo das músicas. As imagens e melodias refletem o estilo de vida e as tradições de cada nação.

Lullabies from Around the World – Azerbaijan

Lullabies from Around the World – Denmark

Lullabies from Around the World – Congo

Lullabies from Around the World – Portugal

Há muitos séculos, as canções de ninar estão presentes em todas as culturas, ressaltando que, independentemente de quem canta e embala os pequenos, o importante é que os acalantos não deixem de existir no mundo de um bebê em formação, considerando seu papel no desenvolvimento das crianças.

Para conhecer outros acalantos desenvolvidos nesse projeto, basta acessar o canal Rudi Gabriel Bedy. Outras canções de ninar podem ser encontradas também em plataformas de streaming de música, como a playlist “Canções de Ninar: 22 Canções Inéditas para Embalar seu Filho”, do grupo Palavra Cantada.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar