30 de agosto de 2017
Já parou para pensar na importância de lermos poemas para os pequenos? Denise Guilherme, do site A Taba, listou 10 motivos para isso. Conheça-os aqui!
Um tema usual aqui no Toda Criança Pode Aprender é a importância da leitura de livros para as crianças. Sabemos que se trata de um recurso valioso para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem (oral e escrita), para o fortalecimento de vínculos afetivos, para aspectos do desenvolvimento emocional, além, é claro, de permitir que as crianças ampliem seu potencial de imaginação e de criatividade e apurem seu olhar estético, aprendendo a apreciar a literatura como forma de arte.
Em seu site A Taba, dedicado a promover a leitura entre jovens e crianças, Denise Guilherme valoriza, em especial, a leitura de poemas para os pequenos. Em um de seus posts, ela listou 10 razões para isto e as replicamos a seguir:
-
A poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade. Afinal, nos poemas, as palavras sempre dizem mais!
-
Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. “A poesia mostra que a língua que se lê diz mais coisas quando ela é uma língua trabalhada, artesanalmente trabalhada.”*
-
Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança e o mundo real e o simbólico. Por meio deles é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações.
-
A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio das rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade muito prazerosa para os pequenos. Esses recursos linguísticos possibilitam que as crianças memorizem e apreciem esses textos, mesmo que – a princípio – não sejam capazes de compreender todo o seu significado.
-
Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem. Poesia e música andam juntas. Algumas canções de compositores brasileiros trabalham com processos poéticos extremamente refinados. Por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.
-
Poemas possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas. Eles desenvolvem um olhar curioso sobre o mundo. “A poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê.”*
-
A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido, ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.
-
Poemas exploram de maneira muito inteligente a disposição da palavra no espaço do papel. Neles, os leitores podem aprender que nos textos literários não só conteúdo, mas também a forma tem muito a dizer.
-
A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.
-
Por fim, ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos. E tal qual as peças de um jogo de montar, basta apenas combiná-las de diferentes maneiras para que a magia da linguagem aconteça!
Bem, e já que motivos não faltam, vamos ler poemas para os pequenos? Caso queira algumas dicas de bons livros, consulte aqui e aqui.
Para ler o texto de Denise Guilherme completo acesse aqui. Algumas informações da lista foram extraídas de: JEAN, George. Actes de la scéance. 13-4 juin.1979. In. Coloque de Paris. Apprentissage et pratique de la lecture à l’école. Paris, 1979.p,87.