Mais uma seleção imperdível para pensar com as crianças sobre as relações entre irmãos!
Ter irmãos é ter em quem confiar, guardar segredos, dividir a vida, as brincadeiras e até algumas brigas… Compartilhar a atenção familiar com outra pessoa ensina à criança desde cedo que ela não é a única nesse mundo e que existe outro ser humano, tão importante quanto ela, com necessidades e anseios a serem atendidos. Repartir objetos, os espaços da casa, a comida posta na mesa, dentre outras coisas vão sendo pouco a pouco assimilados nessa relação, que exige paciência, troca e compreensão do lugar do outro.
Essa missão está longe de ser das mais simples, mas fará parte de uma série de aprendizagens fundamentais para o amadurecimento emocional infantil, entre elas: como aceitar as diferenças, controlar a raiva, pensar nos exageros, reconhecer limites, sentir culpa e poder repará-la por meio de atitudes que busquem jeitos melhores de tratar quem vive ao nosso lado.
Essa ligação também pode ser de cuidado mútuo, compreensão, colaboração e cumplicidade. Ter um irmão ou uma irmã pode ser um alívio em meio às agruras de viver sob a autoridade dos mais velhos, encontrando um no outro uma parceria para a vida toda, com direito a experiências gostosas e lembranças inesquecíveis!
My Big Brother
Uma animação que conta as muitas reflexões de um garoto sobre ter um irmão gigante com quem divide o quarto, sua infância e muitas outras memórias que os acompanham mundo afora.
I Hate My Sister
Rene está cansada de tentar ser boa em alguma coisa, enquanto Sunny, sua irmã-prodígio, tem a prateleira do quarto recheada de troféus e medalhas. Certa manhã, ao escrever em seu diário sobre o quanto odeia isso, ela é surpreendida pelas próprias palavras, que ganham vida e revelam o seu poder de destruição!
The Wishing Cranes
“Wishing Cranes” é um curta-metragem que narra a história de Yuki e Sho, dois irmãos órfãos que moram no Japão dos anos 60. Sho é um irmão responsável e um jornaleiro trabalhador. Yuki, a irmã mais nova, simplesmente gostaria de poder passar mais tempo em família e faz mil tsurus de papel para realizar seu desejo.