Em tirinhas, ‘O Mundo de Tayó’ aborda representatividade e cultura negra
Dicas Práticas e indicações

Em tirinhas, ‘O Mundo de Tayó’ aborda representatividade e cultura negra

Reprodução: O Mundo no Black Power de Tayó (Editora Peirópolis)
Em parceria com Portal Lunetasicone-link-externo

O Lunetas é um portal de conteúdo sobre as muitas infâncias do Brasil. Pensado para famílias e interessados no tema, o site oferece informações em diversos formatos, conta histórias, provoca reflexões, inspira atitudes e também explora os múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias.

28 de março de 2019

A personagem compartilha reflexões sobre o orgulho de ser negra e de diferentes elementos da sua identidade.

Tayó é uma menina negra de seis anos que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Esse é o mote do livro “O Mundo no Black Power de Tayó“, da escritora e pesquisadora Kiusam de Oliveira, que também é autora dos livros “Omo-oba: histórias de princesas” e “O mar que banha a ilha de Goré”.

Para reafirmar a potência das histórias na construção de referenciais positivos para as crianças se formarem e se colocarem no mundo, a autora agora transforma Tayó na protagonista de uma série de tirinhas sobre cultura negra.

Nas histórias, a menina interage em situações que colocam em jogo a sua capacidade de autoperceber como uma mulher negra em formação em uma sociedade estruturalmente racista. Nos diálogos, a autora chama a atenção para o papel do adulto no sentido de proporcionar o empoderamento infantil para a construção de uma identidade plena e autoconfiante.

“Tayó é potência e, como ela, desejo ver outras crianças negras brasileiras da mesma forma. A opção pelo gênero textual tirinha, é pela sua eficácia em termos de comunicação direta e ágil para adultos e crianças. Como sou professora, questões focadas no letramento e alfabetização me preocupam”, explica Kiusam.

Texto adaptado. Para conhecer mais sobre Tayó e sua autora, confira a publicação na íntegra no Portal Lunetas.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar