Sabiam que os efeitos especiais – hoje tão comuns no cinema – têm origem no final do século 19? Que tal mostrar alguns exemplos para as crianças, tão acostumadas com a experiência 3D?
Quem conhece o cinema um pouco mais afundo ou já viu o filme “A invenção de Hugo Cabret” sabe de um cinesta e ilusionista, o francês, Georges Méliès. Considerado pai dos efeitos visuais, Méliès foi uma das primeiras pessoas a brincar com o surreal no cinema. Embora antigos, os seus curtas ainda podem trazer diversão e alegria, além de mostrar para as crianças como era o cinema há muitos anos atrás.
Confira abaixo alguns curtas do cinema clássico!
O homem com a cabeça de borracha
Georges Méliès, 1901
Este curta é interessante para podermos ver como os efeitos especiais simples podiam criar histórias tão engraçadas e incríveis ao olho do espectador da época.
O castelo mal assombrado
Georges Méliès, 1896
Vampiros, monstros, fantasmas e bruxas. Como será que seria visitar um castelo mal assombrado? Nesse curta, Méliès brinca com monstros fanfarrões que querem, não espantar, mas se divertir com dois homens que entram num castelo!
Viagem à lua
Georges Méliès, 1902
E, por último, o curta que não poderia faltar. Um dos mais famosos de Méliès. Conta a história de um cientista maluco que resolve criar uma nave espacial para ir à lua. É uma experiência incrível de assistir.