A vida de personalidades pode ser retratada também por meio da literatura e essas biografias podem ser boas opões de leitura para as crianças!
Apresentar às crianças histórias baseadas em acontecimentos ou mesmo em etapas da vida de pessoas que deixaram marcas especiais na cultura ou na história pode ser bem interessante. E para favorecer essa aproximação das crianças, as editoras têm investido em livros destinados a elas. Selecionamos três dicas aqui.
A artista Frida Kahlo começou a se interessar pela pintura desde cedo e se iniciou nessa tarefa quando pequena, num período em que ficou acamada por nove meses em virtude de uma poliomielite. Mais tarde, outro acidente marcou sua vida. E foi a pintura que a ajudou a superar esses momentos e a querer viver. Tudo é apresentado em Frida, uma obra que consegue tratar de forma extremamente cuidadosa esses episódios tristes que marcaram significativamente a vida da incrível artista que se tornou!
Frida
Texto de Jonah Winter e ilustrações de Ana Juan
Editora COSACNAIFY
Vale também, depois de conhecer essa história, mostrar às crianças pinturas de Frida, seja por meio de livros ou de sites, por exemplo.
Página interna de Frida
E que tal saber que o escritor Antoine de Saint-Exupéry foi um apaixonado piloto comercial e foi justamente trabalhando num campo de pouso isolado em Cabo Juby (no Marrocos, na época colônia espanhola), tendo como companhia o deserto e o mar, que ele começou a compor seus livros? Em O piloto e o Pequeno Príncipe, o autor e ilustrador Peter Sís usa jeitos distintos, com traços e palavras, para apresentar muitas curiosidades sobre a vida de Saint-Exupéry para as crianças.
O piloto e o Pequeno Príncipe
Texto e ilustrações de Peter Sís
Editora Companhia das Letrinhas
Além da história, o livro traz dados biográficos e fatos históricos que de algum modo influenciaram a vida do autor.
Página interna de O piloto e o Pequeno Príncipe
Seu encanto pelo mundo da moda começou bem cedo, mas foi num orfanato, criando e costurando modelos diversos de roupas para suas bonecas e para as de suas colegas que Chanel aprendeu a costurar e foi descobrindo suas habilidades. Muito criativa e inovadora, inventava chapéus e roupas bem diferentes – bem mesmo! – do que se usava naquela época. Esse é o retrato da estilista que podemos apresentar às crianças em Diferente como Chanel.
Diferente como Chanel
Texto e ilustrações de Elisabeth Matthews
Editora COSACNAIFY
E foi mesmo o fato de insistir em ser original e diferente que ajudou Chanel a mudar não apenas a forma de se vestirem, mas também o papel social das mulheres e o olhar sobre elas, algo que a autora faz questão de apontar para as crianças.
Página interna de Diferente como Chanel
Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo: