A importância dos animais de estimação para as crianças | Labedu
Casos e Referências

A importância dos animais de estimação para as crianças

Imagem retirada de unsplash.com.
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

25 de agosto de 2016

Nosso parceiro Catraquinha apresenta uma série de GIFs que reiteram o valor da relação entre as crianças e os animais, especialmente quando são de estimação. Confira aqui!

A relação com um animal de estimação pode transformar uma criança e seu entorno. Seja um gato, um cachorro, ou outro pet mais inusitado, o vínculo, a interação e o afeto podem fazer toda a diferença no desenvolvimento da criança. Veja, aqui, alguns GIFs que demonstram a importância dessa relação.

Além dos GIFs, o texto também lista uma série de informações que demonstram a importância dessa relação:

Vitamina “S”
Estudo recente comprovou que crianças em idade escolar que conviveram com animais de fazenda durante o seu primeiro ano de vida possuem 52% menos probabilidade de ter asma aos 6 anos do que crianças que não tiveram esse contato.

Vitamina “S” 2
A presença de animais de estimação em casa também foi vinculada ao aumento da função imunológica em crianças. Além disso, conviver com um cachorro no primeiro ano de vida está ligado a uma queda de 13% no risco de desenvolver asma durante a infância.

Vitamina “S” 3
Evidências científicas também indicam que, além da asma, a exposição a cães e gatos na infância pode reduzir a probabilidade de desenvolvimento de certos tipos de reações alérgicas durante a vida.

Animais transformando a educação
Estudos comprovam que o convívio com animais contribui para o desenvolvimento de responsabilidade e empatia, além de promover o senso de responsabilidade. Em Recife, uma escola adotou uma cadela de rua e os resultados foram incríveis: as notas melhoraram e o relacionamento de todos também. Saiba mais sobre essa história aqui.

Anjo da guarda
Estudo conduzido no Reino Unido descobriu que as crianças, com frequência, classificam seus animais de estimação em posições superiores à de relacionamentos humano, e que cães e gatos são vistos como confidentes, bem como provedores de consolo e suporte.

Pega, Rex!
De acordo com Gustavo Campelo, Educador de Animais e fundador da Cão Ideal, para escolher a raça ideal para uma família com crianças pequenas, é importante observar  a rotina da família, e a personalidade da criança. “É preciso analisar quanto tempo o cachorro vai ficar sozinho, e quanto tempo eles tem para se dedicar ao animal. Já às crianças é observar se são agitadas, ou tímidas, se tem medo de cachorro, ou se já estão acostumadas a conviver com eles”.

Vida saudável
Estudos também indicam que ter um cão, especificamente, pode promover estilos de vida mais saudáveis e ativos para todos na família.

Melhores amigos
Animais são os grandes companheiros na infância. Para se ter uma ideia, outro estudo descobriu que 75% das crianças participantes, entre 10 e 14 anos, buscam contatos com seus animais de estimação quando estão chateadas.

O post do Catraquinha também traz 10 GIFs que exemplificam essa relação e sua importância. Veja-os aqui.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar