Alguns cuidados para se tomar na hora de visitar o recém-nascido | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Alguns cuidados para se tomar na hora de visitar o recém-nascido

Imagem retirada de Pixabay
10 de novembro de 2017

Refletindo sobre as delicadezas envolvidas na chegada de um bebê

Quem nunca teve vontade de sair correndo para conhecer aquela criança tão esperada que acabou de nascer? A ansiedade que nos toma diante desse tipo de situação é comum, mas existem certos detalhes importantes a serem levados em consideração, e aqui fazemos um convite para você pensar conosco sobre esse tema.

A família que está recebendo em seu lar um bebê recém-nascido também vive um momento muito delicado, tendo que se envolver e se adaptar a todas as mudanças que essa novidade traz em sua vida. O grau de dependência desse pequeno ser humano que acabou de ser trazido à luz é gigante, portanto necessita de atenção e dedicação integrais, especialmente nos primeiros meses. Compreender o bebê, criar uma nova rotina, se organizar depois de alguns dias fora de casa, em alguns casos, e dar conta de outros filhos que possam fazer parte deste núcleo são apenas alguns exemplos que ilustram o grau de transformação pelo qual essa família poderá passar, precisando de apoio, compreensão e bom senso daqueles que compõe a sua rede social. Por isso:

  • É muito importante que essa primeira visita não seja feita de surpresa, mas marcada de acordo com as possibilidades da casa, sem pressão, evitando ainda que horários de banho, alimentação ou sono sejam interrompidos, pois isso pode desorganizar toda uma rotina.
  •  É mais interessante que essa visita seja breve, durando apenas o tempo necessário para saudar a chegada do bebê e cumprimentar os familiares, pois estes provavelmente estarão cansados e podem ser poupados de mais um afazer, como o de se preocupar com lanches e “fazer-sala” para os amigos ou familiares.
  • Vale uma atenção às necessidades dos pais, interpretando sinais e expressões de desconforto, fome, cansaço, se oferecendo para ajudá-los como puderem.
  • Evitar fumar ou passar perfumes muito fortes antes de fazer a visita, pois o bebê pode se sentir desconfortável e agredido diante de estímulos e aromas intensos logo no início, mesmo que você não tenha a intenção de pegá-lo no colo.
  • Opte por fazer carinhos nos pés, na cabeça ou na barriga do recém-nascido, se assim tiver vontade, pois as mãos e o rosto são lugares mais suscetíveis a contaminações, visto que seu sistema imunológico ainda é bastante frágil.
  • Não acorde nem faça barulhos se o bebê estiver dormindo. Suas horas de sono são preciosas, tanto para o seu desenvolvimento, como para que os pais possam aproveitar esse tempo para cuidar de si.
  • Respeite o momento da amamentação. Se a mãe se sentir mais confortável em outro ambiente, dê espaço e tempo para ela se retirar, pois além de ser uma experiência muito íntima, ela pode ser acompanhada de ansiedade e sensibilidade, especialmente no pós-parto. É muito importante que ela possa ir construindo o seu jeito de amamentar junto ao bebê, pois isso fará com que ambos se conectem e se sintam mais confiantes dentro dessa relação.
  • Para tirar fotografias, evite usar o flash, pois a luz incomoda e machuca os olhos da criança recém-nascida. Além disso, é indispensável perguntar previamente aos pais se eles concordam com isso, especialmente se você tiver vontade de compartilhar a imagem nas redes sociais ou com terceiros. Essas atitudes devem ser consentidas e jamais impostas.

O que mais você acrescentaria a essa lista? Nos ajude a lembrar e a pensar em outras formas de demonstrar solidariedade e respeito aos familiares e à criança que acaba de chegar ao mundo!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar