25 de março de 2015
Dados levantados pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal trazem números alarmantes sobre a violência infantil em 2014
A violência contra crianças e adolescentes no Brasil é um problema há muito conhecido e que deve ser sempre alvo de combate. Em levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal em 2014, divulgado pelo Catraquinha e pelo Jornal Hoje, os dados mostram que:
– mais de 150 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violação de direitos no ano passado, segundo registros do Disque 100 (telefone para denúncias anônimas, mantido pela Secretaria);
– a cada 10 minutos uma criança ou adolescente foi vítima de violência no Brasil em 2014;
– 55,73% dessas vítimas tinham menos de 11 anos;
– 47% eram meninas.
Dentre as violências mais comuns estão: violência psicológica (45%), física (21%), sexual (13%) e negligência (37% dos casos).
Na maior parte dos casos, o agressor é a mãe, 37,18%, enquanto o pai é responsável por 17,64% das agressões.
Os estados com maior número de denúncias foram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
A mídia nos apresenta fatos diários envolvendo a violação dos direitos de crianças e adolescentes, e os dados nos assombram. Importa estarmos informados para poder colocar em prática, acompanhar e cobrar ações efetivas de combate à violência infantil. Reduzir esses números é urgente!