Chef em ascensão: Vegano, de 11 anos, fazendo molhos caribenhos | Labedu
Casos e Referências

Chef em ascensão: Vegano, de 11 anos, fazendo molhos caribenhos

Fonte: Instagram Omari McQueen
25 de novembro de 2019

Conheça Omari McQueen, um pequeno chef vegano com grandes ambições que deseja mudar o mundo através de sua comida.

Com apenas 11 anos, Omari McQueen é um chef, CEO de uma marca de pastas veganas e o mais jovem restauranteur do Reino Unido. No mês da consciência negra, queremos celebrar esse menino londrino, que é o segundo mais velho de seis irmãos em uma família da classe trabalhadora de origem caribenha.

 

Aprendendo a cozinhar

Quando Omari tinha 8 anos, sua mãe Leah foi acometida por uma doença que a deixou temporariamente paralisada. Para dar conta de tudo, seu pai Jay, que é motorista de ônibus e portanto passa o dia todo fora, resolveu ensinar os filhos mais velhos a cozinhar para ajudar em casa. Omari se apaixonou pela cozinha, e logo começou a pesquisar sobre o assunto. O pequeno se deparou com um vídeo da PETA — organização estadunidense pelos direitos dos animais — e decidiu tornar-se vegano, deixando de lado a receita de peixe frito que o pai tentou lhe ensinar.

 

fonte: instagram Omari McQueen

Trajetória culinária

Logo, Omari começou um canal próprio do YouTube, onde entre danças e cantorias ele ensinava receitas veganas em vídeos filmados com ajuda de sua mãe. Seu primeiro prato, uma pizza vegana, provocou uma indagação: será que o molho de tomate industrializado, que ele tinha na despensa, era vegano? Na dúvida, o pequeno resolveu criar o próprio molho: foi sua primeira receita original.

Ao longo daquele ano, a mãe de Omari o matriculou no Kidzania, uma espécie de parque temático infantil onde as crianças aprendem sobre os diferentes trabalhos. O menino saiu dali com a certeza de que só queria trabalhar para si mesmo e que, para tal, iria criar o próprio negócio.

A partir disso, Omari desenvolveu três receitas de molhos e pastinhas e criou uma marca própria em 2018: Dipalicious, um trocadilho das palavras dip (molho, pastinha) com delicious (delicioso). Primeiro, fez sua família provar as receitas. Mais adiante, participou da Feira de Negócios UltraKids, onde fez sucesso e decidiu vender seus molhos e pastas para um público maior.

O objetivo do pequeno é reunir pessoas através de sua comida, e de mostrar que comida vegana pode ser deliciosa. Além de sua marca, Omari também dá oficinas de culinária em sua casa para outras crianças aprenderem a cozinhar e conhecerem o veganismo. Nós  já falamos bastante sobre como criança e cozinha é uma boa combinação.

Por sua missão de promover um negócio sem crueldade animal, Omari recebeu prêmios como TruLittle Hero Award e o Compassionate Kids Award (em tradução livre, prêmio Pequeno Herói e Criança com Compaixão, respectivamente).

Sempre interessado em alcançar mais pessoas, aos 11 anos se arriscou a mandar uma mensagem no LinkedIn para Roger Wade, CEO da Boxpark, uma cadeia de restaurantes em Londres, falando que gostaria de abrir um restaurante próprio um dia. Wade respondeu: “Por que não agora?” E, após uma conversa com a mãe de Omari, cedeu por uma semana um espaço para que ele pudesse abrir um restaurante pop-up da Dipalicious, fazendo dele o restauranteur mais novo da Inglaterra.

 

O papel da família

A família acolhe, trabalha junto, estimula e incentiva, mas sem perder o foco de que a escola é prioridade. A empresa funciona da seguinte maneira: um conselho (Omari, a mãe e o pai) planejam e executam as ações. Os pais fazem toda a parte administrativa, é claro, mas trabalham em conjunto para tentar tornar a visão de Omari realidade. Na semana que o restaurante ficou aberto, a família toda foi ajudar a cozinhar, mas as  o cardápio com curry vegetal com arroz branco, callaloo, sopa de abóbora, arroz e ervilha, banana frita e jaca desfiada com molho barbecue foi elaborado pelo pequeno chef.

Sobre a pressão de um negócio e um restaurante, sua mãe explicou ao jornal Metro “Ele é sério sobre seu negócio, mas ainda é um menino de 11 anos que gosta de jogar jogos no computador e correr por aí jogando futebol. Ele não está pensando sobre quem está vindo ou quantos seguidores vai ganhar. Ele só quer ver pessoas desfrutando de sua comida.”

 

Planos para o futuro:

Com uma combinação de inocência infantil e clareza nos negócios, Omari sonha em abrir um restaurante-ônibus, que seu pai possa dirigir ao redor do país levando comida vegana à diferentes pessoas e permitindo que pai e filho passem mais tempo juntos. A mãe em entrevista ao portal The i Paper comentou: “Não sabemos se vai acontecer, mas se conseguimos abrir um restaurante ou esse ônibus, nós faríamos funcionar. Omari não pararia a escola, mas certamente ele estaria junto tardes e finais de semana.”

Após o sucesso do restaurante pop-up nas férias de agosto, em setembro Omari começou o ginásio na escola. Lugar de criança é mesmo na escola e a família de jovens empreendedores, como Omari, sempre precisa ter em mente os direitos e bem-estar dos pequenos, o que envolve priorizar sua educação.

Sua atividade extracurricular é cozinhar e entregar seus molhos e refeições veganas pré paradas e dar suas oficinas de culinária. Um fã de livros — em uma entrevista para a Revista Guap, disse que o problema da escola é que às vezes você precisa parar de ler um livro e só retomar a leitura na aula seguinte —, Omari segue sonhando com um futuro em que cada vez mais pessoas serão tocadas por sua comida.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar