6 de junho de 2018
O que você acha?
A professora, socióloga e doutora em Educação Gisela Wajskop traz um convite para a seguinte reflexão: afinal, criança também faz arte? Como os pequenos se aproximam do universo artístico? Qual o papel da escola e da família nesse processo? Que tipos de produções potencializam a expressividade e o desenvolvimento infantil?
Conforme aponta em seu vídeo da série “Escola pra quê?”, as muitas linguagens da arte são formas de expressão. Elas se dão em meio a um contexto sócio-histórico e dialogam com questões políticas, estéticas, éticas, sociais e subjetivas. Assim como acontece com outras áreas do conhecimento, o contato com a arte e com artistas em diferentes espaços e situações levanta questionamentos por parte das crianças. Essa curiosidade, unida à oportunidade de experimentar e refletir, é uma investigação fundamental sobre o fazer artístico, sobre materiais e suas interações e sobre os efeitos da própria expressão no mundo compartilhado.
Cabe aos adultos permitir que os pequenos experimentem se colocar no lugar de produtores culturais, valorizando suas construções e reflexões, além de oferecer insumos e referências que alimentem esse processo. Para se aprofundar no tema, não deixe de conferir abaixo o vídeo completo: