20 de junho de 2018
Poemas do autor foram musicados e animados e são apresentados para as crianças em um aplicativo.
Manuel de Barros (1916-2014), um dos grandes poetas brasileiros, dedicou parte de sua obra às crianças. Seus poemas, muitos deles compostos com base em sua própria experiência quando criança, tratam sobre questões inerentes à infância, trazendo um olhar mais apurado sobre as coisas aparentemente simples e ingênuas da vida.
Para ampliar o acesso do público infantil a estes poemas, o cantor e compositor Marcio Camillo musicou alguns deles e, em companhia de Martha Barros, filha do poeta, levou à frente o projeto de organizar um aplicativo. As ilustrações das animações foram feitas por Martha. Confira uma delas no vídeo a seguir:
O aplicativo “Crianceiras” traz um conjunto de 10 clipes e ainda alguns poemas interativos, com recursos para a criação de fotos e desenhos, baseados em iluminuras compostas por Martha. O aplicativo está disponível gratuitamente, em versão iOS e Android.
Vale ainda apresentar mais trabalhos do autor às crianças, de modo a fomentar o interesse e a apreciação por seus poemas. Seguem sugestões de dois de seus livros:
Cantigas por um passarinho à toa
Texto: Manoel de Barros
Ilustrações: Kammal João
Editora Companhia das Letrinhas
Exercícios de ser criança
Texto: Manoel de Barros
Bordados de Antonia Diniz, Angela, Marilu, Marta e Sávia Dumont (a partir de desenhos de Demóstenes)
Editora Salamandra
Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo: