Criatividade não está no genes, criatividade se aprende | Labedu

Toda criança pode aprender

Casos e Referências

Criatividade não está no genes, criatividade se aprende

Criatividade não está no genes, criatividade se aprende

“Um dia visitando uma escola vi uma menina de seis anos concentradíssima desenhando. Perguntei-lhe: “O que desenhas?”. Ela me respondeu: “o rosto de Deus”. “Ninguém sabe como é”, observei. “Melhor – disse ela sem deixar de desenhar – agora saberão”.  (Sir Ken Robinson)

Ken Robinson, nomeado cavaleiro do Império Britânico por seus serviços à educação, afirma que criatividade se aprende como se aprende a ler.

Com o exemplo citado acima, Robinson indica que as crianças não têm medo de errar até que o sistema as ensine, pouco a pouco, que o erro existe e que devem envergonhar-se dele.

Segundo ele, “a menina que desenhava nos dá uma lição: se não está preparado para equivocar-se, nunca acertará, só copiará. Não será original”.

A educação deveria ajudar a todos e a cada um encontrar seu potencial, e na verdade o que tem sido feito é estigmatizar o erro, deixando de incentivar que as crianças se arrisquem. Incentivamos demasiadamente a passividade, o conformismo e a repetição.

A criatividade não está nos genes. Ela não é privilégio de poucos e também pode se aprender a ser criativo mesmo depois de o sistema tê-lo feito desaparecer.

Em uma entrevista, afirma ainda que a educação (e entendemos aqui que não é só a educação escolar) deveria ser focada na “área onde nossas capacidades e desejos convergem com a realidade. Quando a alcançamos a música do universo ressoa em nós, uma sensação a que todos somos chamados”.

Será que estamos possibilitando às crianças ouvir essa música?

O que necessitamos fazer?

Escreva abaixo a sua opinião e nos ajude a estimular esse debate!

Compartilhe
TEMAS
Educação e Escola