Uma seleção de animações musicais com as mais diversas técnicas, usando materiais como papel, tecido e plástico para nos apresentar a um universo visual muito criativo.
Os curtas abaixo são muito diferentes entre si. Cada um tem o seu estilo de animação e de narrativa – alguns contam histórias completas, outros navegam entre formas e cores para contar narrativas mais abstratas. A diversidade e riqueza dessas animações são muito impressionantes, cada uma a seu modo. O elo comum entre todas elas, além da originalidade, é o fato de serem videoclipes, ou seja, são ilustrações para músicas.
Referências visuais abrem nosso olhar para diferentes possibilidades de expressão. Assistir a exemplos de pessoas que souberam se expressar de maneiras muito diversas e originais é um exercício interessante para o ensino da criatividade!
Shugo Tokumaru / Katachi
de Kijek / Adamski
“Katachi” significa “forma” em japonês. O vídeo, uma explosão de diferentes formas e cores, foi feito com cerca de 2 mil figuras de placas de PVC cortadas por uma máquina.
Festa de rodeio (Hoedown from Rodeo)
de Eleanor Stewart
Essa animação é toda feita com recortes de papel, inspirada por filmes de faroeste e de cowboys. Com uma música orquestral de fundo, vemos surgir sobre um livro de partitura a história de um cowboy a caminho do rodeio.
Tharsis dorme, da banda Throne (Tharsis sleeps)
de Nicos Livesey
Uma aventura épica no espaço sideral é contada através de uma animação com bordados sobre jeans.
Kidori Kidori
de ONIONSKIN
Nessa animação digital cheia de cores, linhas formam figuras que se tornam abstratas e dançam conforme a música.