Curtas que arrebatam: 4 histórias indígenas para crianças
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #56 — Histórias indígenas

Caminho dos Gigantes (Reprodução)
13 de fevereiro de 2019
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Conhecer outros jeitos de viver e de ver o mundo amplia o nosso universo pessoal e gera novos aprendizados. Uma das formas que isso pode acontecer é por meio do contato com narrativas de outras culturas.

Apesar do senso comum tratar as culturas indígenas como se fossem uma só, esses povos têm grande diversidade cultural entre si: só no Brasil existem mais de 300 etnias, que falam mais de 270 línguas diferentes! Os curtas a seguir se referem a várias culturas, que compartilham semelhanças e diferenças.

As animações selecionadas trazem narrativas de povos indígenas de diferentes lugares do continente americano, quase todas contadas a partir do ponto de vista da criança. Os pequenos prestam atenção e aprendem com tudo o que se passa ao redor, sendo portanto protagonistas especiais para nos apresentar a uma nova cultura.

“Caminho dos gigantes”

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina de 6 anos, vai desafiar seu destino e aprender sobre o ciclo da vida.

“Tudo verdim”


As crianças do Território Indígena Pankararé no Sertão da Bahia — onde quase não chove — narram histórias de um sertão verde, “onde o ser humano não está no centro do universo e não é maior ou melhor que os pés de Jatobá, animais, terra, água, sóis ou chuvas… eles e as outras gentes vivem em harmonia com os seres Encantados, carros, aviões, animais e Tudo Verde.”

“Kalapalo”


Essa animação, feita por crianças da etnia Kalapalo, conta um pouco sobre esse povo e sobre a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar