Por que a gente boceja? O que é feito com a comida que vai para o estômago? Por que os olhos piscam? O que nos faz pensar? O que causa o soluço? Por que domingo não se chama primeira-feira? Uma pessoa pode morrer por causa de piolho?
Todas essas perguntas foram feitas por crianças. Afinal, elas são naturalmente curiosas e têm o mundo inteiro para entender e descobrir. Fazer perguntas faz parte de um processo natural de obter conhecimento e entender a vida, o ambiente, o seu próprio corpo, as relações humanas…
Um projeto originado na Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) chamado Universidade das Crianças se propõe a responder algumas dessas perguntas. Para isso, eles visitaram diversas cidades e pediram para as crianças pensarem e se questionarem. Depois, eles disponibilizaram uma caixa preta, onde as perguntas poderiam ser entregues anonimamente. Em seguida, o grupo se reunia para tentar solucionar as perguntas, disponibilizando a resposta em áudio, por escrito e, algumas das vezes, em pequenos filmes.
A série “curtas que arrebatam” dessa vez é focada nessas perguntas feitas por crianças e respondida dela Universidade das Crianças e que depois viraram pequenos curtas educativos e super divertidos!
Todos partem de perguntas interessantíssimas. Vale a pena conferir:
De onde vem a agua dos rios?
Por que nós não nascemos sabendo?
Por que os animais são diferentes dos seres humanos?
Quais são as perguntas das crianças que vocês conhecem?
O site está aberto para receber novas perguntas! Basta clicar aqui.