Descobrindo mais sobre os povos indígenas com crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Descobrindo mais sobre os povos indígenas com crianças

1 de abril de 2016

Que tal conhecer mais sobre as diferentes culturas indígenas com as crianças? O ISA (Instituto Socioambiental) acaba de lançar o livro “Povos Indígenas no Brasil Mirim” para ajudar!

As populações nativas do Brasil, que já habitavam o território antes da chegada dos colonizadores europeus, são muito diversificadas. Ocupam diferentes regiões de nosso país e possuem tradições, hábitos e línguas particulares. Embora tenham grande influência sobre a cultura brasileira, poucas pessoas têm conhecimento sobre os povos indígenas, suas reivindicações e seus saberes.

O ISA (Instituto Socioambiental) acaba de lançar um livro direcionado ao público infantil que reúne o conteúdo do site Povos Indígenas do Brasil Mirim. Dividido em quatro capítulos – “Quem são”; “Onde estão”; “Como vivem” e “Antes de Cabral” –, o exemplar convida as crianças a se aproximar das múltiplas etnias indígenas que constituem a população brasileira. Dotado de ilustrações, fotografias, infográficos, mapas e dicas de brincadeiras típicas de alguns povos, o material permite que os pequenos explorem as informações por meio de diferentes linguagens.

A iniciativa de lançar o livro teve origem no contato com crianças, jovens e educadores que utilizavam a Enciclopédia Povos Indígenas no Brasil, mas que sentiam falta de mais materiais acessíveis sobre o tema. A disponibilização do conteúdo impresso também foi uma maneira de facilitar seu uso em escolas.

Para adquirir um exemplar, basta acessar a loja online do ISA e buscar pelo título “Povos Indígenas no Brasil Mirim”. Também recomendamos o acesso ao site Povos Indígenas do Brasil Mirim, que possui vídeos e jogos interessantes.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Povos indígenas do Brasil Mirim

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar