2 de março de 2016
Conheça o blog criado pelo escritor Pedro da Fonseca, que em textos sensíveis compartilha alguns dos momentos marcantes de sua experiência como pai.
O que um pai aprende cotidianamente com seus filhos? Como ele acompanha seu crescimento? O escritor Pedro Fonseca decidiu registrar essa experiência íntima em um blog chamado Do Seu Pai, endereçado aos filhos João, Irene e Teresa.
Os sensíveis textos e fotografias de Pedro narram seus aprendizados, angústias, reflexões e “maravilhamentos” acerca da paternidade, além dos ensinamentos que gostaria de deixar aos filhos. A iniciativa, além de ser um exercício criativo e delicado que permite a outros pais e cuidadores se identificarem com os relatos, é um lindo presente para os três irmãos. No futuro, eles poderão ler os textos e saber mais sobre sua história, relembrando acontecimentos, descobrindo coisas que disseram e fizeram quando pequenos e aprendendo por meio das vivências de seu pai.
Embora na contemporaneidade tenhamos transformado certos rituais sociais ligados à transmissão de conhecimento de uma geração para outra, novas formas de comunicação vêm surgido, criando caminhos para a troca de experiências. É possível que estes relatos de Pedro ajudem seus filhos a saber mais sobre si mesmos, revisitando histórias conhecidas por um novo ponto de vista. Caso decidam ser pais e mães, também pode ser que as memórias e reflexões deixadas por seu pai os auxiliem e inspirem.
Abaixo, um dos posts de Do Seu Pai, compartilhado por Pedro Fonseca em 13 de outubro de 2015:
Foto por Pedro Fonseca, retirada de Do Seu Pai.