Elogiar demais pode travar o desenvolvimento do meu filho? | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Elogiar demais pode travar o desenvolvimento do meu filho?

30 de janeiro de 2014

Sim, celebrar demais uma crianças pode ensiná-la conceitos deturpados sobre o que se espera dela. Entenda o porquê.

 

Certas formas de elogio podem, ao contrário do que se pensa, inibir o desenvolvimento de uma boa autoestima dos pequenos. A psicóloga Becky Bailey em seu livro “Easy to Love, Difficult to Discipline” (Fácil de amar, difícil de disciplinar, ainda sem tradução em português), enumera algumas das lições que uma criança pode aprender quando é celebrado demais:

Tornar-se autoexigente: Elogiar tudo e qualquer coisa sobrecarrega a criança. As duas opções que você dá ao pequeno são tentar reproduzir a imagem perfeita que os adultos fazem dele ou, ao contrário, se rebelar para tentar ser notado como é. A criança aprende a ser exageradamente boazinha ou rebelde.

Ser bom é agradar: Outra lição tirada do excesso de aplausos é que “bom” é quem agrada os outros e “ruim” quem desagrada. Estas crianças podem sentir muito mais culpa quando erram, coisa que todo mundo vai fazer um dia na vida. Também podem se tornar muito críticos.

Crescer viciado em aprovação: Muitas pessoas pensam que discordar, ou simplesmente dizer não, pode fazer com que os outros não os amem ou os considerem. Ouvir elogios demais na infância pode fazer com que a criança tenha medo de expor suas opiniões, já que nem todas podem ser bem aceitas.

Valorizar só os resultados, e bons: Parabenizar a criança pelas tarefas prontas e bem feitas a ensina que o final do processo é o mais importante e que o esforço nem tanto assim. As crianças precisam aprender que o processo também conta. E muito.

É preciso ser especial: Comparar a criança, mesmo a colocando como a melhor da situação, pode ensiná-la que para se ter valor é necessário ser especial. Confrontar comportamentos e resultados só promove competição e acaba por ensinar que só quem se sai melhor tem valor.

E você, o que pensa sobre os elogios?

Deixe abaixo seu comentário!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar