Mais sugestões de livros que tratam temas difíceis, complexos e que podem ajudar as crianças a pensarem e a se colocarem questões sobre a vida.
Os livros escolhidos se referem à guerra, à vida de refugiados, à fuga e as angústias de quem as vive.
Tema difícil, mas que os livros trazem de forma delicada e envolvente.
Nenhum peixe aonde ir
Escritora: Marie-Francine Hébert / Ilustradora: Janice Nadeau / Tradutor: Maria Luiza X. de A. Borges
Editora: SM / Ano: 2006
“Apenas a ficção e a poesia nos aproximam da realidade da angústia, do medo e da dor”.
Estas palavras estão impressas nas orelhas do livro. O livro fala sobre perseguições em guerras que poderiam ser de qualquer nacionalidade, em qualquer tempo. Trata de sentimentos diversos e da mudança de vida de forma tão repentina. Isso tudo na vida de uma menina que se separa de sua melhor amiga e o que as conecta é um livro que leram juntas.
Eloísa e os bichos
Escritor: Jairo Buitrago / Ilustrador: Rafael Yockteng / Tradutor: Márcia Leite
Editora: Pulo do Gato / Ano: 2013
Quando estamos em um lugar novo e sentimos saudades de onde viemos, tudo parece estranho e diferente. Parece que não nos encaixamos… O livro trata disso de uma maneira muito especial. O diferente é bem diferente, mas um espaço conhecido – como a escola – ajuda a criar vínculos e estabelecer novas relações.
Um outro país para Azzi
Escritora: Sarah Garland / Tradutor: Érico Assis
Editora: Pulo do Gato / Ano: 2012
Um livro de histórias em quadrinhos sobre um tema difícil: a guerra e a necessidade de fugir para um local mais seguro. Mas como deixar para trás tantas coisas, inclusive pessoas queridas? Sem falar em todas as dificuldades enfrentadas em um novo lugar. Nesse livro delicado, em que a imagem e o texto se juntam para formar o sentido, a autora retrata situações que podem acontecer em qualquer local do mundo.
Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo: