Espaço de Leitura #4 – A lenda de Sigurd | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Espaço de Leitura #4 – A lenda de Sigurd

18 de novembro de 2016
Este artigo faz parte da série:

Espaço de Leitura

Conhecer e acompanhar a aventura de um herói e aprender a narrar. Tudo isso é possível em mais essa história do Espaço de Leitura!

sig 1

Sigurd foi criado e educado por um anão com muitos conhecimentos sobre o mundo, sobre magia e sobre a arte de guerrear. É com ele que o menino aprende de tudo e se constitui num jovem valente e sábio. Porém, o anão escondia sua índole má, tendo criado o garoto apenas para que realizasse para ele uma grande façanha: roubar um tesouro.

As peripécias de Sigurd são recontadas nessa lenda datada da Idade Média, aproximando as crianças de histórias que, além de divertirem, permitem que ampliem seus conhecimentos sobre a prática de narrar. Seja oralmente, seja por escrito, contar a alguém uma história significa construir um texto a partir de um conjunto ordenado de eventos, usualmente organizados em ordem temporal (começando do que ocorreu há mais tempo), marcando essa passagem do tempo, inserindo descrições que contextualizem as ações, explicitando claramente personagens e suas entradas como falantes ao longo dos episódios.

Uma história pode ganhar diferentes formatos, a depender de modo como é contada, ou seja, a partir do discurso construído para apresentá-la a outros, sejam leitores, sejam ouvintes. No âmbito dos textos literários, as narrativas ganham força justamente pela forma como são contadas. No caso das lendas, a narrativa é composta por um estado inicial em que são explicitados alguns dos personagens e características do contexto em que se encontram. Em seguida, há uma situação de desequilíbrio na história, algo a ser resolvido pelo personagem central, um herói ou heroína. Muitas vezes, esse desequilíbrio também marca uma mudança importante na forma de ser desse personagem, como um rito de crescimento. A resolução do problema ocorrido pode levá-lo a novas aventuras, a jornadas distantes, a uma grande conquista etc. O final das lendas, quando possuem um desfecho fechado, conta também o desfecho desse herói ou heroína. Essas e outras informações sobre os textos lendários e sobre as narrativas podem ser encontradas aqui, um apoio para adultos compreenderem melhor esses aspectos e favorecerem importantes aprendizagens que as crianças podem realizar sobre a linguagem na interação com as histórias.

sig 2

 

Assim como outros livros do Espaço de Leitura, “A lenda de Sigurd” vem acompanhada de um conjunto de jogos para a criança realizar, depois de conhecer a narrativa. Todos envolvem, de algum modo, interações bem específicas com a linguagem e, em “A lenda de Sigurd”, com elementos que permitem a construção de narrativas, tais como as relações de causa-efeito e a ordem dos episódios apresentados.

O site traz também, no bloco “Para pais e educadores”, dicas sobre como ler o livro, potencializando a interação da criança com a narrativa e com a linguagem, pistas que favorecem a retomada da história por meio de elementos centrais (como seus personagens, ações mais importantes ou objetos mágicos) e atividades a serem realizadas com os pequenos.

sig 3

As possibilidades de ler e reler a história por vias diferentes são oferecidas, aqui, assim como nos demais livros do Espaço de Leitura: a criança pode ler sozinha, ouvir e acompanhar a leitura feita por um adulto, ouvi-la pelo áudio ou assistir a leitura gravada em vídeo.  São vários jeitos diferentes de viver e de reviver as aventuras do herói Sigurd! Que tal, agora, proporcionar para a criança um mergulho no mundo mágico e medieval dessa lenda e de um universo de aprendizagens?

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar