O duende Gumercindo
Dicas Práticas e indicações

Espaço de Leitura #8 – O duende Gumercindo

Imagem extraída do conto O duende Gumercindo
1 de abril de 2019
Este artigo faz parte da série:

Espaço de Leitura

Uma história para brincar com as palavras e com a linguagem, explorando adivinhas, rimas e outras combinações sonoras!

Rimas, aliterações, adivinhas e outras formas de brincar, explorar e compreender melhor a linguagem. E isso tudo sem deixar de lado a possibilidade de se divertir com o estranho e brincalhão duende Gumercindo, personagem que invade uma sala de aula e instiga as crianças a falarem como ele.

No livro “O duende Gumercindo” o foco está na oportunidade de as crianças conhecerem melhor distintos recursos que estabelecem combinações entre palavras não necessariamente vinculadas a seus significados. Trata-se de uma ocasião para explorar e manipular a linguagem por meio de jogos.

Esses jogos com a linguagem, usuais em diferentes línguas, são marcas culturais: trava-línguas, rimas, adivinhas, piadas, entre outros, são criados e usados por adultos, mas também integram a cultura infantil.

Página interna de "O duende Gumercindo"

Como jogar e aprofundar com essa história

Como nas demais histórias, “O duende Gumercindo” traz atividades, jogos e pistas que podem ser aproveitados pelas crianças sozinhas ou na interação com outras crianças e adultos.

Dentre as propostas que se tornam mais favoráveis quando feitas com o apoio de adultos, está, por exemplo, a aprendizagem de trava-línguas. Veja a seguir um passo-a-passo de como brincar com as crianças:

Atividades relacionadas a "O duende Gumercindo" disponíveis no Espaço de Leitura.

Há também sugestões de aprofundamentos do conteúdo linguístico, como o jogo do eco:

Jogo do eco, disponível no Espaço de Leitura para "O duende Gumercindo".

Por meio de situações como essas, as crianças ampliam suas possibilidades de uso da linguagem, refletem sobre o funcionamento da língua e aumentam seus repertórios de palavras. E, é claro, também vivenciam a experiência de ouvir ou ler e apreciar histórias. O conto “O duende Gumercindo” também está disponível em vídeo, lido pela contadora Edi Fonseca:

Acesse “O duende Gumercindo” e outras histórias no Espaço de Leitura e proporcione momentos de diversão e aprendizagens para as crianças!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar