Lambuzando também se aprende | Labedu
Casos e Referências

Lambuzando também se aprende

18 de fevereiro de 2014

O tato é um sentido bastante esquecido, afinal, ele parece ser o sentido mais “natural”. Raramente falamos da importância de tocar as coisas, sentir diferentes texturas…

O que seria do ser humano se não soubesse a diferença entre quente e frio? Ou distinguir o áspero do liso, o duro do mole… Isso faz parte da construção que criamos sobre o mundo, no caso por meio do tato.

Da mesma maneira que escutamos e identificamos diferentes sons, sentimos diferentes gostos, distinguimos pelo olhar, também somos sensíveis ao tato. Por isso um carinho é tão gostoso e um tapa “ardido” dá vontade de chorar.

Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, apresentado pela revista Crescer demonstra que o tato é importantíssimo para o desenvolvimento infantil. A pesquisa comprovou que bebês que podem manipular os alimentos enquanto comem aprendem palavras relacionadas a eles mais rapidamente:

“Os bebês que colocam as mãos na comida conseguem sentir as diferentes texturas e aprender as palavras mais rapidamente. Isso vale para aqueles alimentos que não são sólidos, como leite, sopa e papinha, por exemplo. Como eles adquirem a forma do recipiente, fica mais difícil que o bebê os reconheça. Mas, ao usar as mãos e entrar em contato com os materiais, percebem melhor cada um”.

Resultado: os bebês que colocaram a mão na comida, se lembraram mais rapidamente do alimento do que bebês que apenas olharam e comeram.

Mande-nos fotos de bebês aprendendo e se lambuzando como essas:

2014-02-16 12.38.26

Foto: Débora Samori

lele chupando laranja

Foto: Patrícia Diaz

lambuzada

Foto: Sandra Medrano

tutu

Foto: Patrícia Diaz

tato

Foto: Sandra Medrano

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar