Livros que fazem as crianças crescerem #49: sob o feitiço das bruxas #1 | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #49: sob o feitiço das bruxas #1

31 de agosto de 2018
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Bruxas são personagens que povoam muitas das histórias e do imaginário infantil. Aqui, uma seleção de livros com bruxas que merecem ser conhecidas pelas crianças.

Bruxas, feitiços, maldades, assombros… Essas personagens e suas ações integram inúmeras histórias destinadas ao público infantil e estão presentes desde os contos clássicos até as narrativas mais modernas que, por vezes, já as caracterizam como seres mais divertidos, atrapalhados e nem tão maus assim. Para apresentá-las aos pequenos e aos maiores, selecionamos algumas bruxas que valem a pena ser conhecidas ao longo da infância!

A primeira bruxa desta seleção recebe um convite para uma festa. E uma festa bem estranha na qual estarão presentes um pirata, um tubarão, um lobo, um espantalho, uma coruja e outros tantos personagens… Uma narrativa, marcada pela repetição do texto (que anuncia o convite), e pela beleza das imagens, repletas de detalhes e de cores e que, muitas vezes, dão indicações de quem será o novo convidado. Bruxa, bruxa, venha a minha festa não é uma publicação recente, mas continua capaz de encantar as crianças, e desde bem pequenas. Uma história circular e que precisa ser conhecida desde a capa, preferencialmente vista ao lado da quarta capa (capa de trás do livro), e explorada também pela folha de rosto que contém a imagem de quem está enviando os convites.

Bruxa, bruxa, venha a minha festa
Texto de: Arden Druce
Ilustrações de: Pat Ludlow
Editora Brinque Book

 

Detalhe de página interna de Bruxa, bruxa venha a minha festa

Uma narrativa divertida e cheia de aventuras que se passam na cidade de Piririca da Serra, onde vive a Bruxa Zelda. Bóris, um cientista, fica sabendo de uma fórmula que contém o elixir da juventude e essa preciosidade está anotada num caderno amarelo. Mas Tia Ambrósia, tia de Bóris, também tem um caderno amarelo, contendo incríveis receitas culinárias. A Bruxa Zelda deseja obter a fórmula, mas com qual receita irá se deparar? Essa é uma história criada há mais de 20 anos pela fantástica escritora e ilustradora Eva Furnari e que continua a encantar e fazer rir as crianças. Um livro e uma bruxa realmente imperdíveis!

A bruxa Zelda e os 80 docinhos
Eva Furnari
Editora Moderna

 

Outra bruxa interessante se apresenta numa história pra lá de divertida, afinal, a personagem vive em um armário de limpeza, bem perto da porta de entrada de uma casa recém comprada. O novo morador até desconfia do preço baixo pago pela casa mas não faz ideia dos desafios que terá que enfrentar para conseguir morar ali e se livrar da bruxa. A história, de Pierri Gripari, repleta de humor, traz uma bruxa bem malvada para o cotidiano de uma rua parisiense moderna. Pessoas comuns e personagens fantásticos se mesclam nessa aventura.

O conto é mais extenso e pode ser lido para os menores, um pouco a cada dia, ou até mesmo ser lido em parceria com crianças um pouquinho maiores. De qualquer modo, essa será uma bruxa inesquecível!

A bruxa do armário de limpeza e outros contos
Pierri Gripari
Editora Martins Fontes

Trouxemos, neste post, bruxas de todos os tempos e para diferentes gerações! Se não as conhece, é hora de ir atrás delas e se divertir compartilhando suas histórias com os pequenos.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar