Livros que fazem as crianças crescerem #35: sobre diferença e tolerância | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #35: sobre diferença e tolerância

26 de maio de 2017
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Dois livros bem diferentes e que podem ajudar as crianças a enxergar o outro sob novas perspectivas e a aprender.

“Tolerar: escutar, ser justo, aceitar e respeitar o jeito de ser e agir das outras pessoas”. Essa é uma das definições sobre tolerância que aparece no livro Quem é você? e que abre as portas para que a diversidade humana seja apresentada às crianças. E isso sempre num movimento de chamar a atenção para as diferenças e, ao mesmo tempo, mostrar as tantas semelhanças que existem: por exemplo, quando menciona que as pessoas falam distintas línguas, mas podem dar risada de jeitos bem parecidos.

Quem é você? – um livro sobre tolerância
Texto de Pernilla Stalfelt
Editora Companhia das Letrinhas

O livro segue trazendo exemplos de diversidade e foca nas aprendizagens que isso possibilita, a todos. São jeitos diferentes de falar, hábitos alimentares dos mais variados, bem como moradias, vestimentas, crenças, modos de pensar, de agir, de sentir… Também discorre sobre o que é o preconceito e aponta a importância do conhecimento, da informação para que se possa emitir uma opinião, sem se pautar em estereótipos.

Página interna de Quem é você? Um livro sobre tolerância

A violência gerada pela falta de conhecimento e pelo preconceito é outra pauta importante do texto que se constrói por meio de frases e diálogos entre os mais diversos personagens que são cuidadosamente analisados pela autora.

Nossa segunda indicação é uma obra literária, bem distinta de Quem é você?, mas que pode ser vista por um viés de muita semelhança. Em Obrigado, a todos!, um garoto, a cada página, apresenta personagens – pessoas com as quais convive ou até animais – e comenta o que aprendeu com cada um deles. A cada página um personagem com características muito diferentes, nitidamente vivendo em ambientes e circunstâncias diferentes – algo muito bem pontuado pelas ilustrações! – mas que tem sempre um bocado a ensinar para quem estiver disposto a aprender.

Obrigado, a todos!
Texto de Isabel Minhós Martins
Ilustrações de: Bernardo Carvalho
Editora Peirópolis

É com seu pai, sua mãe, seus avós, tios, amigos, vizinhos, com o dono da mercearia, o gato, os colegas de escola ou de futebol e tantos outros que o menino segue aprendendo sobre a vida e sobre como vivê-la: ter paciência, mas nem sempre esperar demais; não perder tempo, mas ter tempo para o ócio; saber ouvir, sem deixar de prezar momentos de silêncio; sentir-se único e especial, mas também ser um entre tantos.

Essas aprendizagens só são proporcionadas pela convivência com pessoas e situações tão diversas e, por todas elas, o garoto só tem a dizer: “obrigado”, algo que também aprendeu a fazer com alguém em seu percurso de interações.

Página interna de Obrigado, a todos!

Essas duas obras, assim como outras certamente, podem ajudar as crianças a olhar para as diferenças, respeitando-as e, mais do que isso, valorizando-as como efetivas fontes de aprendizagem sobre os outros, sobre o mundo no qual vivemos e sobre nós mesmos. Afinal, são as múltiplas e distintas experiências e interações que vivenciamos que nos constituem.

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar