Livros que fazem as crianças crescerem #5 - Artes nos livros para crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #5 – Artes nos livros para crianças

18 de abril de 2014
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

O universo das artes visuais fica mais próximo das crianças por meio dos livros. Dicas para ler para as crianças!

Possibilitar o encontro das crianças com as artes é algo que pode proporcionar, além de diversas experiências e aprendizagens, uma aproximação com a cultura local e mundial, de antigamente e de hoje.

Juntamos aqui nesse post duas coisas que acreditamos serem preciosas para as crianças: LIVRO e ARTE.

No universo de livros para crianças encontramos um grupo que podemos chamar de livros de artes para crianças.

Hoje apresentaremos três dicas de livros que falam sobre os artistas importantes – Monet, Picasso e Frida Kahlo – apresentados de maneiras diferentes e que chamam a atenção das crianças pela qualidade literária e o modo como são expostos para apreciação dos pequenos.

Linéia no Jardim de Monet

Escritora e ilustradora: Christina Bjork / Lena Anderson

Editora: Salamandra / Ano: 1992

monet dentro

Este livro é um mergulho no universo do pintor francês Claude Monet, que viveu entre o final do século XIX e início do XX. Conduzidos pelas mãos de uma graciosa menina chamada Linéia, entramos no famoso jardim do artista, conhecemos um pouco sobre como vivia com sua grande família de 8 filhos e esposa, podemos apreciar a reprodução de algumas de suas obras e saber como ele produzia seus quadros. Uma viagem fantástica para as crianças nas cores, flores e imagens de Monet!

O menino que mordeu Picasso

Escritor e ilustrador: Antony Penrose

Editora: Cosac Naify / Ano: 2011

picassdentro

O escritor desse livro teve o privilégio de conhecer um dos artistas considerados como um dos mais importante de todos os tempos: Pablo Picasso, espanhol, que viveu em um período próximo a Monet.

Neste livro que traz muitas fotos e reproduções de obras do artista, podemos nos aproximar de Picasso pelo seu lado mais pessoal através da convivência de um menino com esse homem genial. Entretanto, longe de apresentá-lo como uma celebridade, o relato de situações cotidianas, como acariciar um touro na fazenda ou uma mordida durante uma brincadeira, fazem com que possamos conhecer um lado menos formal e mais humano dessa personalidade.

Entrelaçado a esses fatos, podemos conhecer algumas das formas como o artista produzia suas obras e conhecer histórias inusitadas.

Frida

Escritor e ilustradora: Jonah Winter e Ana Juan

Editora: Cosac Naify / Ano: 2004

fridadentro

Frida Kahlo, artista mexicana, tem uma história de vida muito linda, mas muito sofrida. Nesse livro, só com ilustrações – diferente dos anteriores que apresentam também fotos – as crianças podem conhecer uma parte de sua vida.

As ilustrações combinam muito com as cores utilizadas pela própria artista em suas obras. Cores fortes e marcantes, com toques de fantástico ou imaginário. De uma forma literária e menos biográfica ou informativa conhecemos uma personagem que poderia existir somente nas páginas de um livro… mas é real! Uma mulher forte que, apesar de ter vivido poucos anos – 47 – deixou uma contribuição incrível, não só nas artes, mas também em relação a valores e modo de vida. Um exemplo aos nosso pequenos!

Vale a pena possibilitar essa entrada ao universo dos artistas. Em breve apresentaremos outros livros que tratam de outras abordagens da artes. Aguardem!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar