O livro árvore | Labedu
Dicas Práticas e indicações

O livro árvore

19 de agosto de 2015

É comum ouvir que livros são sementes de conhecimento. Conheça a ação argentina que brincou com essa metáfora e criou um livro que, além de conteúdo, também semeia árvores.

“O papel já foi árvore, e aqui ele volta em forma de fruto. Fruto do conhecimento.” – Clenira Ribeiro Alves , diretora do Sest Senat de Criciúma.

A editora argentina de livros infantis, “Pequeno Editor”, trabalhou com esse simbolismo de um jeito diferente: e se um livro pudesse ser uma semente de conhecimento que você pudesse literalmente plantar na terra e gerar árvores?

Assim surgiu “Mi papá estuvo en la selva” um livro ecológico cujas folhas têm sementes de jacarandá e, depois de lido, pode ser plantado. Trata-se de uma maneira criativa e eficaz de falar com as crianças sobre consciência ambiental, retribuindo à terra o fruto de papel que ela nos dá. A leitura sobre a natureza – o livro é sobre a selva – é cimentada com a experiência prática do plantio e sensorial do manuseio da terra e da água, gerando um aprendizado completo, que vai além da apreensão mental do conteúdo escrito.

Confira o vídeo explicando a criação do livro:

O livro é em espanhol e não há previsão para sua comercialização no Brasil, mas podemos extrair dele uma ideia para futuros experimentos. Da próxima vez que estiver conversando com as crianças sobre natureza, meio ambiente, sustentabilidade e consciência ecológica, experimente colocá-la em contato direto com o plantio de uma árvore – além de plantar uma semente, estará plantando na criança noções ambientais.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar