Ouvir passarinhos e conhecer com os pequenos os biomas brasileiros | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Ouvir passarinhos e conhecer com os pequenos os biomas brasileiros

8 de novembro de 2013

Quando chegamos em um ambiente desconhecido, nossos sentidos se tornam mais aguçados para captar o máximo de informações possíveis sobre aquele local estranho. Nós observamos o que nos cerca, sentimos cheiros para identificar elementos que lá se encontram e ouvimos os barulhos que preenchem o silêncio daquele lugar.

Para uma criança, a percepção ocorre da mesma forma. Por meio de imagens, cheiros e sons, é possível criar uma possível identidade para aquele local. Por isso não nos é estranho afirmar que o cheiro de bolo lembra a casa da avó ou que os sons de passarinhos lembram aquelas férias no sítio…

Rádio Paisagem é uma rádio online criada pela AvistarBrasil com  intuito de disponibilizar os sons naturais de cada região do Brasil. Ao passear pelo mapa dos biomas brasileiros, nós podemos ouvir o canto dos pássaros mais comuns, o chiado do vento, o burburinho dos rios e cachoeiras. Ouvir esses sons é poder transferir parte de nós para um local bastante distante, seja no meio da Amazônia ou viajando pelas águas do Pantanal. Fechar os olhos e se deixar transportar para algum lugar no Brasil é uma sensação incrível e um ótimo exercício de criatividade, além de ampliar o conhecimento.

Essa experiência peculiar traz para a criança uma ampliação do repertório sonoro;  conhecer o som de outros lugares é quase como conhecer um pouquinho do local, é construir um conhecimento do mundo que não está a sua volta.

Esse site abre também inúmeras possibilidades, utilizando sentidos que normalmente não são usados como instrumentos para aprender e ensinar.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar