16 de setembro de 2013
Iris pinta o mundo e mostra como é possível o desenvolvimento das crianças com autismo, desde que tenham oportunidades garantidas.
O autismo é uma disfunção no desenvolvimento do indivíduo que afeta o modo de interação com o mundo e, principalmente, a maneira com que se relaciona e se comunica com outras pessoas.
O autismo se manifesta de formas distintas, em distintos indivíduos. Ele afeta 1 pessoa à cada 150, e no Brasil, estima-se que o número chegue a, aproximadamente, um milhão de pessoas.
Como essa síndrome se manifesta em uma criança? Ela é um obstáculo ao seu desenvolvimento?
Na Inglaterra, esse ano, uma menininha de três ano de idade, chamada Iris, provou que não. Ou melhor, ela conseguiu provar que o autismo, de fato, provoca algumas limitações, porém não restringe o aprendizado.
Embora a comunicação verbal não seja algo com que as crianças diagnosticadas com autismo estejam confortáveis, elas conseguem expressar-se de diversas outras maneiras. No caso de Iris, especificamente, com a arte.
A ideia de aproximá-la da arte veio com a ajuda de terapeutas e dos próprios pais. Através da prática da pintura, buscavam uma melhoria no desenvolvimento da fala e da atenção compartilhada. Descobriram então uma mudança incrível no comportamento de Iris, ela conseguia passar mais de duas horas concentrada em uma única pintura. Sua mãe, então, começou a disponibilizar uma grande quantidade de cores diferentes para ela se sentir livre para usar o que mais lhe agradava. E, no final, as suas pinturas acabaram demonstrando uma incrível sensibilidade às cores e à luz.
As suas pinturas lembram obras impressionistas, como as de Claude Monet, em que a cor e a luz são assiduamente trabalhadas nas obras. Olhando uma pintura de Iris, acabamos nos perdendo em uma gama de cores que se encontram em completa sintonia, criando um efeito incrível para quem olha.
E o mais inacreditável: cada quadro claramente fala por si, possui uma personalidade própria.
Analisando o caso de Iris podemos refletir que uma criança, independente de sua condição, está aprendendo o tempo todo, desde que sejam dadas oportunidades. O modo como Iris percebe e compreende o mundo pode ser diferente e o seu modo de comunicação também pode ser diferente. Mas, quem disse que há aprendizados sempre iguais?
O que precisamos estar atentos é na possibilidade de aprendizagens de todas as crianças!