8 de outubro de 2014
“Os programadores de amanhã são os magos do futuro”. Conheça o Code.org, uma iniciativa que incentiva o ensino da programação nas escolas, e descubra a importância dessa nova linguagem.
O Code – uma entre várias iniciativas que incentivam o ensino da programação nas escolas – em seu site, disponibilizam uma série de guias e aulas de programação voltadas para crianças em vários idiomas, inclusive português.
A ideia por trás dessa proposta é a de que a programação é uma linguagem que qualquer um pode aprender, como o português, o espanhol e o inglês. Ou seja, que aprender programação pode ser tão simples quanto ler e escrever.
Saber programar pode ser visto como um tipo de “poder mágico”, que permite aquele que é fluente em programação realizar suas ideias através de animações, jogos, aplicativos – a imaginação é o limite!
“Os programadores de amanhã são os magos do futuro“, diz Gabe Newell, co-fundador da Valve, companhia de desenvolvimento de jogos.
No vídeo de apresentação do projeto, assistimos depoimentos de programadores que mudaram o jeito como vivemos, como Bill Gates (criador da Microsoft) e Mark Zuckerberg (criador do Facebook). Eles nos alertam para o fato de que a programação é a linguagem do futuro e que, na próxima geração, quem não souber programar se tornará uma espécie de analfabeto.
Os professores e os métodos de ensino precisam acompanhar as novas possibilidades oferecidas pelo mundo, sempre em movimento. À medida que as tecnologias digitais se tornam mais relevantes ao nosso dia a dia, saber a linguagem que as opera passa a ser uma ferramenta importante. As habilidades e o meio de pensar que a atividade de programação possibilitam às crianças são ferramentas lógicas que elas poderão usar durante o resto da vida, independente do que estiverem fazendo.
Embora o objetivo deste tipo de iniciativa seja incorporar aulas de programação ao ensino formal, as ferramentas que a internet oferece para essa aprendizagem podem ser incorporadas pelas próprias crianças, orientadas por seus pais. Esse aprendizado é divertido também para os adultos, que podem aprender coisas novas junto com as crianças. Afinal, podemos observar diariamente a rápida intimidade que elas desenvolvem com as tecnologias.
Não seria divertido abrir a possibilidade para que as crianças nos ensinem novas habilidades?
Para quem quiser se informar mais sobre este tema, acesse aqui um infográfico em inglês que fala dos benefícios específicos das principais linguagens de programação existentes.