29 de abril de 2015
Tomar a criança como centro e considerar suas necessidades e possibilidades, nem sempre é uma tarefa simples e significa uma ação positiva. Mas, trouxemos dois exemplos emocionantes que mostram como o sentimento das crianças pode ser levado em consideração de maneira acertada.
“Policiais e bombeiros festejam o aniversário de uma criança em que os convidados não apareceram para a festa” e “Trabalhadores de empresa de limpeza se vestem de super heróis para limpar as janelas de um hospital infantil”.
O que há por trás dessas duas notícias divulgadas recentemente?
Imagem: UPSOCL
Dentre as muitas coisas que podemos salientar, a mais importante, em nossa opinião, é a questão do lugar que assumem as crianças na tomada de decisões desses adultos.
Imagem: UPSOCL
O que move essas ações é a consideração da importância do que sentem as crianças, seja por não ter tido uma festa de aniversário, com toda a relevância que ela traz nesse dia em que é comemorada sua vinda ao mundo e a felicidade de sua presença na vida de todos que compartilham desse momento, seja porque consideram os sentimentos daqueles que enfrentam uma situação delicada por estar fora de casa, com a saúde debilitada e tudo o que envolve estar em um hospital.
O que há em comum é a consideração do protagonismo da criança e a importância de seus sentimentos na composição de sua autoimagem e da construção da confiança em si mesmo e nos outros com os quais compartilha sua vida.
Conhece algum história semelhante?
Mande para nós! Compartilharemos aqui no Toda Criança Pode Aprender.