Um som mais do que especial | Labedu
Casos e Referências

Um som mais do que especial

1 de julho de 2015

Qual será a reação de um bebê que nasceu surdo e que, com a ajuda de um aparelho, escutará pela primeira vez?

Em geral, não é possível observarmos o exato momento em que um bebê escuta pela primeira vez. Afinal, como já destacamos aqui, o bebê interage com vários sons ainda quando está dentro do útero, especialmente com a voz de sua mãe, som que é capaz de reconhecer depois que nasce.

O caso de Elijah foi diferente. Desde a gestação, os médicos já suspeitavam que ele nasceria com problemas auditivos, devido a uma questão genética. Isso se confirmou: ele nasceu totalmente surdo de um dos ouvidos e com uma surdez severa no outro.

Quando completou 9 semanas, Elijah recebeu um aparelho auditivo e, no vídeo que vemos a seguir, podemos testemunhar o momento em que ele escuta o som da voz da mãe pela primeira vez. É emocionante!

 A fala alimenta a aprendizagem da língua. A interação dos bebês com a linguagem se inicia num contexto afetivo, antes mesmo de nascerem. O que vemos no vídeo é um momento único: o primeiro  grande passo para que o pequeno Elijah aprenda linguagem. Quem sabe se aquele sorriso que ele esboça não é para comemorar essa conquista? 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar