Livros que fazem as crianças crescerem #23 - Personagens clássicos em novos contextos | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #23 – Personagens clássicos em novos contextos

26 de fevereiro de 2016
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Personagens clássicos em novas e diferentes histórias!

Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados, Os três porquinhos… Ouvindo esses nomes certamente nos remetemos às histórias clássicas das quais saíram esses encantadores e divertidos personagens. Porém, não é só lá que eles aparecem. Muitos outros livros trazem esses e outros famosos personagens transportados para outras épocas, outros ambientes, vivendo outros conflitos em novas e instigantes histórias. Apresentamos, aqui, algumas delas.

De noite no bosque tudo pode acontecer. Tudo mesmo! Nessa divertida história escrita por Ana Maria Machado, os papéis se invertem: são os filhos que contam histórias para os pais dormirem. Os dois irmãos, então, compartilham a criação de uma longa aventura em que personagens clássicos e suas respectivas histórias se misturam: Chapeuzinho Vermelho entra na casinha de três ursos e se depara com tigelas de mingau fumegantes; na casinha de doces da bruxa, dormem sete anões. E até onde irá a imaginação desses dois irmãos? Será que pegarão no sono antes ou depois dos pais?

De noite no bosque

Texto de Ana Maria Machado e ilustrações de Bruno Nunes

Editora Ática

Chapeuzinho Vermelho? Por que só Vermelho? Por que não também com capinhas de outras cores? Por que não Chapeuzinhos Coloridos? Nesse livro, são muitas as cores das capinhas e, por isso, também muitas as meninas que as vestem. São todas Chapeuzinhos, mas muito diferentes entre si. Há a que adora comer, a mais brava, a que deseja ser famosa e cada narrativa conduz a caminhos bem variados onde cada uma enfrenta os desafios a sua maneira. São seis histórias, todas igualmente divertidas e com as diferentes Chapeuzinhos as quais as crianças reconhecem muitas de suas próprias características .

Chapeuzinhos Coloridos

Texto de José Roberto Torero e Marcos Aurelius Pimenta e ilustrações de Marília Pirillo

Editora Objetiva

No vídeo a seguir, os autores falam sobre Chapeuzinhos Coloridos.

Já parou para pensar que o lobo, dos três porquinhos, era bondoso e gentil e que, naquela dia fatídico, só percorria as casas da vizinhança para pedir um pouco de açúcar, mas que, como um típico lobo que era, não resistiu a um toucinho? Essa é A verdadeira história dos três porquinhos!, que brinca com o conto clássico, colocando o lobo como protagonista para narrar sua aventura, ou melhor, sua desventura.

A verdadeira história dos três porquinhos

Texto de Jon Scieska e ilustrações de Lane Smith

Editora Companhia das Letrinhas

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar