15 de janeiro de 2016
As férias de verão estão chegando… dicas de como preencher o tempo com atividades divertidas para fazer com as crianças em casa!
1- Terrário – um pequeno jardim particular
Um terrário é uma coleção de pequenas plantas crescendo dentro de um recipiente transparente, mais comumente de vidro. Requer pouca manutenção e oferece uma oportunidade muito divertida de explicar um ecossistema para as crianças.
Fonte: www.parentpretty.com
Além disso, mexer com terra e plantas é sempre divertido!
Para entender melhor o processo de montagem de um terrário, veja esse video:
2- Massinha de modelar – estica e puxa
A massinha diverte todas as idades: seu aspecto sensorial tem grande apelo para as crianças mais pequeninas, enquanto o potencial de construir coisas mais complexas como bonecos e casinhas desperta o interesse das mais velhas – e dos adultos também! Essa receita é de massinha comestível, então não precisa se preocupar se sua criança colocar na boca.
Fonte: www.laughingkidslearn.com
3- Foguete – espaço, aí vamos nós!!!
Garrafas PET são um ótimo material para construir foguetes! Nessa brincadeira, além da valorização da reciclagem, surge a oportunidade de falar mais com sua criança sobre o universo, os planetas e as estrelas.
Fonte: mollymoocrafts.com
4- Fantoches – meias viram várias coisas!
Clássico e fácil de fazer, o fantoche de meia é uma ponte para futuras atividades. Enquanto você costura, a criança pode definir as características do fantoche – será um animal, um alienígena, que cores terá?
Depois, a brincadeira é pensar e encenar histórias juntos.
Fonte: http://babyccinokids.com/
Para ilustrar esse processo, o WikiHow fez uma série de vídeos, assista aqui.
5- Cidade – Construída com fita adesiva colorida
Essa brincadeira super simples funciona a base de fita adesiva e imaginação solta. Móveis se tornam fronteiras naturais e outros brinquedos viram atores dentro dessa atividade que estimula a criatividade da criança.
Fonte: http://lejardindejuliette.blogspot.be
6- Tornado – dentro de uma garrafa???
Essa é uma maneira divertida de fazer uma experiência em casa, e de empolgar sua criança com o aprendizado de fenômenos climáticos.
Fonte: http://ginisology-photos.blogspot.com.br/2011/05/tornado-in-bottle.html
Para entender melhor o modo de fazer, veja este vídeo:
7- Carimbos personalizados
Existem muitas variações possíveis desta atividade. É possível fazer carimbos com frutas, vegetais, pedaços de madeira e garrafas PET. Essa atividade permite que a criança produza padrões criativos.
Veja alguns exemplos de carimbos caseiros:
Fontes: http://www.playbasedlearning.com.au/ , http://mollymoocrafts.com/ , http://tendcollective.blogspot.com.br/ , http://www.arquivodaloris.com/ , http://valleyandcolifestyle.com/ , http://www.sisiandcrafts.com/
8- Livro ou quadro negro?
Esse molde de livro permite que a criança mude suas histórias, ou crie novas histórias e desenhos, quando quiser! Afinal, sobre a tinta de quadro negro, qualquer desenho a giz pode ser apagado. Esta é uma atividade que pode ser recorrente: as crianças fazem suas próprias histórias, ou jogo da velha, ou até dar aula para os amigos e bichinhos de estimação – para onde a imaginação da criança a levar…
depois é só apagar e começar de novo.
Fonte: whipup.net
9- Árvore de Natal – uma muito especial
Um dos momentos mais divertidos do Natal é montar a árvore em família. Um jeito de torna-lo ainda mais integrado com a criança é fazer alguns enfeites à mão com sua ajuda. O resultado final é que, depois de uma tarde divertida fabricando enfeites, a árvore fica personalizada para a sua família.
Trouxemos exemplos de enfeites feitos com pregadores de roupa: basta pintar como desejar e completar a caracterização com pedaços de tecido ou de papel cartão para fazer um cachecol, ou um chapéu. Confira!
Fontes: http://nacasinhaqueeuqueroviver.blogspot.com.br/ , http://www.papersource.com/
10- Mais Natal: guirlanda natalina!
A lógica aqui é a mesma dos enfeites da árvore.
Você pode fazer uma guirlanda usando várias técnicas. A única coisa necessária é a base circular – pode ser de papelão, arame (deformando um cabide velho, por exemplo), plástico, ou até um prato de papel. Veja esses exemplos:
Fontes: http://www.livecrafteat.com/ , http://www.gwennypenny.com/ , www.etsy.com , www.sowsproutplay.com
Nos mande fotos das atividades que você realizar com as crianças, vamos adorar ver os resultados!!