15 de julho de 2015
Estas fotos de recreios pelo mundo nos oferecem um vislumbre de como crianças de diferentes culturas encaram esse momento precioso de sociabilidade. Confira!
O recreio é um momento muito importante no dia escolar de uma criança. É a hora em que as interações se dão em um ambiente fora de casa, mas também fora da sala de aula, o que proporciona um exercício de liberdade, ainda que controlado até certo grau – afinal, o recreio é parte da rotina escolar, sujeito à regras de organização e uso do espaço, horário e presença de adultos, mesmo que de longe.
A importância da escola vai muito além do ensino de conteúdos acadêmicos. É também ali o local em que as crianças aprendem a se sociabilizar por conta própria, sem a mediação dos pais ou responsáveis, e começam a construir suas relações com aqueles que não são membros da família, seja um colega – com o qual sua relação tende a ser horizontal – ou com os professores, coordenadores e inspetores, figuras de autoridade fora do âmbito caseiro. A escola é o local em que as crianças aprendem a conviver umas com as outras, é onde acontecem tanto as situações de conflitos quanto as que geram prazeres. Esse tipo de aprendizado, que nos ensina a viver em sociedade, é parte fundamental das funções da escola e ocorre, primordialmente, nas relações que se estabelecem nos momentos de recreio, como podemos ver nessa seleção de fotos.
As fotografias são do livro Playground, de James Mollison.