O recreio ao redor do mundo | Labedu
Casos e Referências

O recreio ao redor do mundo

15 de julho de 2015

Estas fotos de recreios pelo mundo nos oferecem um vislumbre de como crianças de diferentes culturas encaram esse momento precioso de sociabilidade. Confira!

O recreio é um momento muito importante no dia escolar de uma criança. É a hora em que as interações se dão em um ambiente fora de casa, mas também fora da sala de aula, o que proporciona um exercício de liberdade, ainda que controlado até certo grau – afinal, o recreio é parte da rotina escolar, sujeito à regras de organização e uso do espaço, horário e presença de adultos, mesmo que de longe.

A importância da escola vai muito além do ensino de conteúdos acadêmicos. É também ali o local em que as crianças aprendem a se sociabilizar por conta própria, sem a mediação dos pais ou responsáveis, e começam a construir suas relações com aqueles que não são membros da família, seja um colega – com o qual sua relação tende a ser horizontal – ou com os professores, coordenadores e inspetores, figuras de autoridade fora do âmbito caseiro. A escola é o local em que as crianças aprendem a conviver umas com as outras, é onde acontecem tanto as situações de conflitos quanto as que geram prazeres. Esse tipo de aprendizado, que nos ensina a viver em sociedade, é parte fundamental das funções da escola e ocorre, primordialmente, nas relações que se estabelecem nos momentos de recreio, como podemos ver nessa seleção de fotos.

As fotografias são do livro Playground, de James Mollison.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar