20 de julho de 2015
Jardinar pode ser uma atividade muito bagunceira que envolve terra, água e dedicação constante. Por que se dar a tanto trabalho? Porque pode render aprendizados valiosos.
No mês de março deste ano, o Washington Post listou uma série de motivos e dicas para introduzir crianças à jardinagem. Entre os benefícios da atividade estão o aprendizado de cuidar algo – a responsabilidade de regar todo dia, por exemplo -, saber mais sobre o ciclo da vida, apreciar a natureza, entender de onde vem alguns alimentos e, portanto, ter uma maior compreensão sobre nutrição, o que pode aumentar a vontade de comer frutas e vegetais.
Flores coloridas e plantas diferentes – de preferência as que crescem rápido – são especialmente recompensadoras para as crianças, que ainda estão desenvolvendo a paciência. Por essa razão, são as mais recomendadas para iniciar os pequenos na jardinagem.
Sabemos, porém, que a realidade do Brasil é diferente da norte americana, e que nem todos têm acesso a um jardim de fato, algo que nas grandes cidades é bastante raro. É possível , então, criar um jardim na varanda, no quintal ou até dentro de casa, somente com folhas de sombra, ou um terrário (ensinamos aqui como montar o seu!) – nesse último caso, as aprendizagens sobre a nutrição talvez não entrem em cena, mas todas as outras ainda se fazem presentes.
Foto: U.S. Department of Agriculture
Vivemos em um mundo que não pode mais ignorar a importância de cuidar do meio ambiente, e quando desde crianças nos envolvemos com as plantas, desenvolvemos uma sensibilidade importante para a preservação da natureza.