fbpx
Dicas Práticas e indicações

Por que apresentar as crianças à jardinagem?

Por que apresentar as crianças à jardinagem?
Foto por Suzette.
20 de julho de 2015

Jardinar pode ser uma atividade muito bagunceira que envolve terra, água e dedicação constante. Por que se dar a tanto trabalho? Porque pode render aprendizados valiosos.

No mês de março deste ano, o Washington Post listou uma série de motivos e dicas para introduzir crianças à jardinagem. Entre os benefícios da atividade estão o aprendizado de cuidar algo – a responsabilidade de regar todo dia, por exemplo -, saber mais sobre o ciclo da vida, apreciar a natureza, entender de onde vem alguns alimentos e, portanto, ter uma maior compreensão sobre nutrição, o que pode aumentar a vontade de comer frutas e vegetais.

Flores coloridas e plantas diferentes – de preferência as que crescem rápido – são especialmente recompensadoras para as crianças, que ainda estão desenvolvendo a paciência. Por essa razão, são as mais recomendadas para iniciar os pequenos na jardinagem. 

Sabemos, porém, que a realidade do Brasil é diferente da norte americana, e que nem todos têm acesso a um jardim de fato, algo que nas grandes cidades é bastante raro. É possível , então, criar um jardim na varanda, no quintal ou até dentro de casa, somente com folhas de sombra, ou um terrário (ensinamos aqui como montar o seu!) – nesse último caso,  as aprendizagens sobre a nutrição talvez não entrem em cena, mas todas as outras ainda se fazem presentes.

Foto: U.S. Department of Agriculture

Vivemos em um mundo que não pode mais ignorar a importância de cuidar do meio ambiente, e quando desde crianças nos envolvemos com as plantas, desenvolvemos uma sensibilidade importante para a preservação da natureza.

Plantas que crescem na sombra:

– Espada de São Jorge
– Lírio da paz ou Copo de leite
– Bambu da sorte
– Zamioculca
– Echeveria e outras plantas suculentas
– Antúrio
– Azaléia
– Camélia
Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar