Mude os primeiros cinco anos e você muda tudo | Labedu
Casos e Referências

Mude os primeiros cinco anos e você muda tudo

22 de agosto de 2013

Se pudéssemos compreender totalmente o que pensam as crianças pequenas, até 5 anos, talvez pudéssemos ouvir algumas coisas surpreendentes…

Poucas pessoas param para pensar que as crianças aprendem desde que nasceram, a todo momento, em qualquer situação. Elas estão sempre observando tudo que ocorre em sua volta, obtendo informações, tirando conclusões e construindo conhecimentos.

Partindo dessa premissa, foi criada a “First Five Years Fund”, uma fundação americana com o intuito de fazer com que através de conhecimento, informação e colaboração, todos atentem para o fato de que um olhar cuidadoso desde muito cedo pode ser um caminho para melhorar a educação, a saúde, a economia e a sociedade de modo geral.

Um vídeo criado para divulgar as ideias dessa organização revela a urgência de colocar esse assunto em pauta. Editado de maneira intencional, mostra que pequenas mudanças no nosso dia a dia com as crianças podem provocar uma transformação muito grande no futuro.

Veja o vídeo e nos indique a sua opinão.

 

Tradução do vídeo:

Mude os primeiros cinco anos e você muda tudo

Bebê: Esse sou eu aos 4 meses de idade. Eu sou um dos milhares de pequenos milagres nascidos na pobreza todos os dias. Essa é a minha mãe. Ela tem 17 anos e nunca acabou o ensino médio. Ela tem grandes sonhos para mim, mas ela está sozinha e com medo.

Menina 1: Esse é meu primeiro aniversário. Essa é a minha avó, minha prima Tania e o namorado dela, o Kevin. Nós vivemos juntos, é frio e apertado, eu espero que a gente se mude logo. Eu não gosto do Kevin, ele está sempre gritando.

Menino 1: Esse é o meu segundo aniversário. Estamos todos na creche, amarrados na cadeirinha  e vendo TV, de novo. Eu queria simplesmente correr por aí.

Menina 2: Esse é o meu terceiro aniversário. O meu irmãozinho William está cuidando de mim enquanto a minha mãe dorme. Ela trabalha à noite, então eu não posso desligar a TV, mas eu posso dormir quando eu quiser.

Menina 3: Esse é o meu quarto aniversário. Estamos ficando na casa da minha tia, esse mês. Eu não sei quando meu pai virá pra casa, mas eu estou com fome e eu sinto saudades dele.

Várias crianças: Esse é o meu quinto aniversário. Esse é o meu primeiro dia no jardim de infância. Eu estou com sono. Eu estou com fome. Eu não estou preparada, porque eu não tive o início que eu merecia. Eu tenho o dobro de chance precisar de uma educação especial no futuro, tenho 30% mais chance de nunca ir para a faculdade, tenho 70% mais chance de ser presa por um crime violento, de virar uma mãe adolescente, de não terminar a escola, de nunca ter um trabalho fixo e de passar o resto da minha vida na pobreza.

Ou…

se investimos em programas que promovem a aprendizagem começando no nascimento… as estatísticas podem mudar, a nossa história pode mudar, o nosso futuro pode mudar.

Bebê: Minha mãe sempre brinca comigo. Ela sorri muito mais agora. E ela sabe que ela não está sozinha mais.

Menina 1: A vovó, a Tania e o Kevin leem pra mim uma história todas às noites, antes de eu ir para a cama.

Menino 1: Eu vou para a minha escola todos os dias, onde eu posso correr, brincar e ver todos os meus novos amigos.

Menina 2: O William e eu vamos para a escola juntos. Hoje a gente aprendeu sobre dinossauros e brincamos com um jogo de contar.

Menina 3: Todas as manhãs, eu e o meu pai escovamos os dentes e comemos café da manhã juntos. Nós temos a nossa própria casa agora. E eu sei que a gente vai estar sempre juntos.

Várias crianças: Esse é o meu primeiro dia no jardim de infância. Eu estou descansado. Eu estou  confiante. Curiosa. Eu estou preparado. Eu sou o futuro.

Menino final: Mude os primeiros 5 anos e você pode mudar tudo. Alguém está interessado em investir?

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar