Nesse post, selecionamos uma coleção argentina, já com alguns títulos em português: Antiprincesas. Só o título da coleção já rende um bocado de conversas!
A proposta é justamente apresentar, por meio de histórias, mulheres reais às crianças. São mulheres bem distintas das que permeiam os contos de fadas, mulheres que marcaram seus nomes na história, na arte, na política, na cultura, não apenas de um povo, mas no âmbito universal. Segundo a autora, Nadia Fink, a coleção visa aproximar as crianças de mulheres que se distanciam do estereótipo daquelas passivas no aguardo de um príncipe encantado, nas quais a beleza externa é o que mais conta, estereótipo esses que filmes e propagandas atuais tendem a reforçar. Por isso, o título “Antiprincesas”.
A coleção conta com alguns títulos em espanhol, e apenas dois traduzidos para o português até agora.
Frida Kahlo
Texto de Nádia Fink e Ilustrações de Pitu Saá
Editora: Chirimbote
Página interna do livro Frida Kahlo
Além da história, o livro traz curiosidades sobre a vida dessas mulheres e algumas atividades interessantes para fazer com as crianças, como apreciar obras da artista em sites ou experimentar fazer algo de forma similar a ela, como compor um autorretrato.
Violeta Parra
Texto de Nádia Fink e Ilustrações de Pitu Saá
Editora: Chirimbote
A escritora brasileira Clarice Lispector já tem um título com sua história e esperamos que chegue em breve por aqui. O sucesso da coleção tem sido tão grande que a dupla formada pela autora e pela ilustradora já iniciou outra, a de anti-heróis, trazendo à tona verdadeiros heróis, mas que sentem medo, se entristecem, demonstram ter almas infantis, em alguns momentos. O primeiro livro dessa coleção apresenta o escritor Julio Cortázar.
Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo: