A linguagem também pode ser uma brincadeira | Labedu
Dicas Práticas e indicações

A linguagem também pode ser uma brincadeira

24 de janeiro de 2014

A linguagem também pode ser uma fonte de brincadeiras. Além de divertir, a criança é estimulada a entrar em contato com o mundo da comunicação.

 

Chamar atenção para  os sons e a visualização dos textos é um exercício interessante para que as crianças, desde pequenas, aprendam a lidar com a língua.

Ao ter oportunidade de brincar com a língua e a linguagem, as crianças podem pensar sobre ela, criando uma relação de maior proximidade com a escrita, a leitura e até mesmo a fala.

A poesia concreta é uma ótima maneira de fazer isso. Esse tipo de poesia surgiu na década de 1950 e é basicamente visual. Ainda assim, tem a palavra como cerne, rompendo com o verso tradicional e sua forma convencional de disposição e rima. Desse modo, a ideia é privilegiar o espaço em branco da página, a pausa, as imagens, o significante, sons e as cores. Por isso, os produtos da poesia concreta são chamados de poema-objeto.

 

Experimente assistir aos vídeos, sugeridos, de poesia concreta junto com uma criança. Não se preocupe se ela ainda não sabe ler ou se você acha que as palavras são difíceis demais. Convide-a para assistir e veja qual é a sua reação. Pode ser uma experiência surpreendente! Converse, comente e explique as palavras. Preste atenção nas perguntas que ela lhe faz. Converse sobre as letras, as palavras, os duplos sentidos, os formatos, as ideias. Coloque novos problemas para ela pensar.

 

Que  comentários a criança fez?

Se tiver outras dicas, mande pra gente.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar