Como eram as crianças medievais? | Labedu
Casos e Referências

Como eram as crianças medievais?

4 de fevereiro de 2014

Como se comportavam as crianças na época medieval? Será que elas brincavam das mesmas coisas que as de hoje? Faziam as mesmas birras? Ouviam histórias na hora de dormir? Tinham a mesma imaginação?

Poucos registros restaram da era medieval. Possuímos alguns quadros, alguns escritos, mas quase nada se relaciona diretamente às crianças. Nos anos 50, porém, arqueólogos descobriram algo bastante surpreendente sobre o universo infantil medieval.

Na Rússia, perto da cidade de Novgorov, arqueólogos encontraram vários textos escritos em cascas de árvores. A maioria dos escritos eram cartas, notas e recibos, mas entre essa incrível pilha de 912 textos, encontraram dois bastante especiais.

As duas páginas que encontraram se tratavam de anotações feitas em uma sala de aula medieval! Nessas folhas podemos há pequenos textos feito por crianças e uma reprodução do alfabeto. Mas o mais curioso não são os escritos; ao lado, ao que parece, as crianças pararam de estudar, e passaram a desenhar! Como toda criança, com uma imaginação brotando sem parar.

 

É difícil prestar atenção em uma aula, não é?…

Ainda sabemos pouco, mas é certo que essas crianças medievais, como muitas crianças de hoje e de sempre, se distraíram fazendo rabiscos e desenhos.

Os desenhos mostram humanos, um deles com uma espada na mão e um bicho caído ao chão.

Ver essa imagens mostram algo que talvez já soubéssemos: que crianças sempre foram crianças, estão constantemente observando o mundo a sua volta, explorando novas sensações, se distraindo com os menores dos detalhes!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar