Criança aprende sozinha?! | Labedu
Casos e Referências

Criança aprende sozinha?!

5 de maio de 2014

Como podemos medir aprendizado? Por meio de provas e testes? Mas estariam mesmo avaliando o que sabem? Ou seria melhor medir a imaginação, criatividade e curiosidade de uma criança e focar no que ela realmente aprende e não apenas “decora”?

O americano Nicholas Negroponte começou a pensar sobre essas simples – porém grandes – questões e desenvolveu um projeto bastante singular – Another Way to Think about Learning, investigando o quanto uma criança é capaz de aprender por conta própria. Para isso, ele e sua equipe se voltaram para um grupo 100 milhões de crianças que não frequentavam o ciclo básico da escola e tentaram acompanhar como as crianças interagiam com computadores e podiam aprender sozinhas.

O projeto conseguiu colocar um tablet nas mãos de cada criança da Etiópia. Os aparelhos eletrônicos não possuíam instruções alguma, nada que os orientasse. Cada um continha um painel solar para se autocarregar e aplicativos, livros, filmes, quadrinhos de todos os tipos. Nos primeiros dias, as crianças conseguiram ligar os aparelhos e usavam em média 45 aplicativos por dia. No final da semana, elas já estavam jogando com os amigos quem conseguia dizer o alfabeto mais rápido.

Os primeiros resultados do projeto foram incríveis e surpreendentes. Ele conseguiu prova que elas se dão muito bem sendo independentes. E isso também confirma que crianças não aprendem apenas na escola, elas aprendem em diversas ocasiões e situações, desde que tenham oportunidades.

umcomputador2

Será que isso significa que crianças poderão realmente aprender sozinhas a ler e escrever? Trazer essa possibilidade para regiões em que não existem escolas, nem sequer luz elétrica e poucos adultos são letrados, pode representar um grande passo.

Segundo os resultados, essas crianças da Etiópia conseguiram aprender sozinhas, em um determinado período de tempo, mais do que um aluno de alguma escola em Nova York. O que isso demonstra? Qual está sendo o papel da escola e dos adultos nos ambientes de ensino? Seria necessário repensar como encaramos as aprendizagens e as formas de ensino?

Para ver mais sobre esse tema, clique aqui.

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar