Todos sabemos da importância do livro e da leitura para as crianças. Eles promovem uma experiência única e especial… Todavia, hoje em dia, há novas produções artísticas que também fazem diferença às crianças que a acessam.
O cinema, por exemplo, possibilitou que histórias se tornassem completamente visuais e sonoras. E com a consolidação do mercado cinematográfico, muitos filmes começaram a ser produzidos. Como nos livros, os temas abordados nessas histórias são os mais diversos.
As animações em particular são filmes especiais, que retratam o mundo de maneira bastante peculiar. Assim como as ilustrações dos livros, muitas vezes não sendo realistas, contribuem para o desenvolvimento da imaginação infantil.
Abaixo selecionamos alguns curtas animados que buscam tratar de temas complexos e sutis, que ajudam às crianças a pensarem sobre assuntos do mundo.
Uma lição nebulosa
A cloudy lesson – Diretor: Yezi Xue
2011
Como será que as nuvens são feitas? Nesse curta, observamos um fazedor de nuvens passando o seu conhecimento adiante. Um jovem logo será encarregado de criar as nuvens… As aulas, entretanto, não saem como o esperado.
Será que foi assim que as nuvens passaram a ganhar formas e a nos divertir e entreter ao darmos significados a elas?
Kagemono
Kagemono: the shadow folk – Diretora: Sabrina Cotugno
Nesse curta, acompanhamos a jornada de uma raposinha na floresta. Observamos seus medos, suas diversões, sua atitude curiosa diante do mundo e suas impressões precipitadas; sentimentos bastante parecidos com os de uma criança ao descobrir e se relacionar com o mundo.
Pai e Filha
Father and Daugther – Diretor: Michael Dudok de Wit
2000
Esse delicado filme foi premiado mais de 20 vezes. Nele, um pai se despede da filha quando criança. Ao longo da vida, a menina volta ao lugar para observar o mar aberto, o último lugar em que viu o seu pai.
Detalhes da animação são poéticos como o giro da roda em sincronia entre pai e filha e o passar do tempo.
Forte e sensível. Vale a pena ver!
Caso tenha dicas de outros curtas, nos envie o link nos comentários.
Teremos muita satisfação de divulgá-lo na próxima seleção de Curtas que Arretam!