Curtas que arrebatam #1 | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #1

Imagem retirada do curta "Uma lição nebulosa".
29 de outubro de 2013
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Todos sabemos da importância do livro e da leitura para as crianças. Eles promovem uma experiência única e especial… Todavia, hoje em dia, há novas produções artísticas que também fazem diferença às crianças que a acessam.

O cinema, por exemplo, possibilitou que histórias se tornassem completamente visuais e sonoras. E com a consolidação do mercado cinematográfico, muitos filmes começaram a ser produzidos. Como nos livros, os temas abordados nessas histórias são os mais diversos.

As animações em particular são filmes especiais, que retratam o mundo de maneira bastante peculiar. Assim como as ilustrações dos livros, muitas vezes não sendo realistas, contribuem para o desenvolvimento da imaginação infantil.

Abaixo selecionamos alguns curtas animados que buscam tratar de temas complexos e sutis, que ajudam às crianças a pensarem sobre assuntos do mundo.

Uma lição nebulosa

A cloudy lesson – Diretor: Yezi Xue

2011

Como será que as nuvens são feitas? Nesse curta, observamos um fazedor de nuvens passando o seu conhecimento adiante. Um jovem logo será encarregado de criar as nuvens… As aulas, entretanto, não saem como o esperado.

Será que foi assim que as nuvens passaram a ganhar formas e a nos divertir e entreter ao darmos significados a elas?

Kagemono

Kagemono: the shadow folk – Diretora: Sabrina Cotugno

Nesse curta, acompanhamos a jornada de uma raposinha na floresta. Observamos seus medos, suas diversões, sua atitude curiosa diante do mundo e suas impressões precipitadas; sentimentos bastante parecidos com os de uma criança ao descobrir e se relacionar com o mundo.

Pai e Filha

Father and Daugther – Diretor: Michael Dudok de Wit

2000

Esse delicado filme foi premiado mais de 20 vezes. Nele, um pai se despede da filha quando criança. Ao longo da vida, a menina volta ao lugar para observar o mar aberto, o último lugar em que viu o seu pai.

Detalhes da animação são poéticos como o giro da roda em sincronia entre pai e filha e o passar do tempo.

Forte e sensível. Vale a pena ver!

Caso tenha dicas de outros curtas, nos envie o link nos comentários.

Teremos muita satisfação de divulgá-lo na próxima seleção de Curtas que Arretam!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar