Curtas que arrebatam #2 - Sobre invenções malucas | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #2 – Sobre invenções malucas

Imagem retirada do curta "O meu estranho avô".
13 de novembro de 2013
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Quem nunca bolou invenções malucas quando criança? Arquitetou todos os possíveis mecanismos, mas, ao colocar em prática, se desapontou por dar errado? A mente da criança é um grande laboratório de invenções… no meio da brincadeira, se ela precisar de uma nova espaçonave, um chuveiro para as bonecas, uma jaula para o tigre do circo ou uma bússola para encontrar o tesouro, basta olhar ao seu redor e tudo poderá ser criado.

Às vezes esse espirito aventureiro não deixa as pessoas quando crescem. Entretanto, muitos inventores foram menosprezados pela sociedade e chamados de malucos. Entre eles estão Graham Bell, o inventor do telefone, Thomas Edison, o inventor da lâmpada e Leonardo da Vinci, que, além de pintor, imaginou diversas “bugigangas” que hoje são utilizados como verdadeiros inventos.

Inventar é uma vocação natural do humano. Para uma criança, isso faz parte de um exercício de criatividade, de colocar os seus próprios pensamentos em prática e, algumas vezes, ter que arcar com decepções… Inventar, em qualquer situação, é deixar a criança pensar por si mesma e poder adaptar, renovar, aperfeiçoar algo que veio dela mesma.

Confira abaixo alguns curtas que falam da arte de inventar, de errar e, algumas vezes, de sofrer preconceito por fugir do comum…

 O meu estranho avô

 Direção: Dina Velikovskava

Partindo da técnica de stopmotion, observamos a vida de uma menininha que possui um avô bastante esquisito… ele passa dias observando o mundo e construindo invenções estranhas. A menina tem vergonha do avô e todos dizem que ele é maluco. O avô não desiste de inventar… e, certa vez, ele constrói uma coisa incrível.

Os Três Inventores

Direção: Michel Ocelot

Um mundo construído de papel. Cada detalhe na produção do curta é de se apaixonar… a técnica utilizada também pode ser vista como uma invenção, deixando a mente artística do diretor livre para poder utilizar qualquer material que pareça adequado.

O curta conta a história de uma família, na qual todos são incríveis inventores. Mas, a cada invenção, a cidade toda parece achar um absurdo o que fazem…

Não deixem de assistir!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar